Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Qualidade de produtos > Programas de Monitoramento > Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis
Início do conteúdo da página

Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 12h16
Atualizado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 09h14

Instituído em 1998, o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis é atualmente regulamentado pela ANP através da Resolução ANP nº 8/2011.

O Programa acompanha os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil com a finalidade de identificar a existência de produtos que não atendem às especificações técnicas determinadas pela ANP.

A cada mês, são coletadas amostras de gasolina, etanol hidratado combustível e diesel em postos revendedores escolhidos por sorteio. As amostras são analisadas em relação a diversos parâmetros técnicos no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP (CPT, localizado em Brasília) e nos laboratórios de universidades e instituições de pesquisa contratados pela Agência.

Todas as instituições contratadas devem participar do Programa Interlaboratorial de Combustíveis. Esse programa monitora a qualidade e a padronização dos serviços prestados pelos laboratórios, que são orientados a adotar a Norma BR ISO IEC 17025, a qual estabelece requisitos para acreditação de ensaios e de calibração de equipamentos.

Os resultados obtidos no Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis são publicados no Boletim Mensal da Qualidade dos Combustíveis Líquidos Automotivos Brasileiros.

Veja também:
Fim do conteúdo da página
>