Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Boletim Anual de Preços

Publicado: Terça, 27 de Dezembro de 2016, 13h00
Atualizado: Terça, 21 de Março de 2017, 12h04

A publicação consolida os trabalhos de acompanhamento e análise do comportamento dos preços de petróleo, gás natural e combustíveis, tendo o objetivo de contribuir para compreensão dos traços marcantes, de natureza estrutural e tendencial, do comportamento dos preços nos mercados internacional e nacional.

 

 Boletim Anual de Preços de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis nos Mercados Nacional e Internacional - 2016
A quinta edição do Boletim tem o objetivo de contribuir para compreensão dos traços marcantes, de natureza estrutural e tendencial, do comportamento dos preços nos mercados internacional e nacional.

 

 


 Boletim Anual de Preços de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis nos Mercados Nacional e Internacional - 2015
A quarta edição do Boletim traz como fato principal os movimentos de queda dos preços internacionais do petróleo e de gás natural, observados a partir do segundo semestre de 2014, incluindo uma análise sobre suas consequências para o Brasil. Na parte nacional, mostra-se que, após um longo período de defasagem dos preços domésticos da gasolina e do diesel com relação ao mercado internacional, este processo se reverteu ao final de 2014.

 

   Boletim Anual de Preços de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis nos Mercados Nacional e Internacional - 2014
O marco dos 40 anos do primeiro choque de petróleo, em 2013, motivou a elaboração de reflexão específica sobre as principais transformações verificadas no mercado internacional de petróleo ao longo desse período, com destaque para a evolução da capacidade da Opep de influenciar o comportamento dos preços da commodity, considerando-se as condições de oferta e demanda e a existência de capacidade excedente de produção doswing producer. Além do referido tema, analisou-se a atual política de preços de gasolina no Brasil e sua influência sobre as decisões tanto dos consumidores quanto dos investidores, bem como sobre os índices de inflação e o desempenho das contas externas.

 

Boletim Anual de Preços de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis nos Mercados Nacional e Internacional - 2013
Dois aspectos fundamentais foram abordados na análise do mercado internacional: i) a baixa volatilidade dos preços internacionais do petróleo bruto, com níveis em dezembro de 2012 similares àqueles observados no ano anterior e ii) a formação de preços regionais de gás natural, frustrando as expectativas de anos anteriores sobre a convergência do preço e a transformação do gás numa commodity com características de negociação semelhantes às do petróleo. No mercado nacional, observou-se o comportamento dos preços dos combustíveis automotivos líquidos ao longo do ano de 2012, com destaque para a mudança de preços relativos a favor do consumo de gasolina e a inserção do diesel S50 no mercado doméstico.

 

Boletim Anual de Preços de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis nos Mercados Nacional e Internacional - 2012
No que se refere ao comportamento da demanda, o Boletim Anual 2012 examinou, de forma aprofundada, os fatores explicativos do crescimento do consumo de energia na China, seus impactos sobre o mercado de combustíveis fósseis e sua influência sobre os preços. Ademais, foram analisados os fatores determinantes da mudança brusca dos preços relativos dos combustíveis automotivos no Brasil e seus impactos sobre o consumo de gasolina e etanol.

Fim do conteúdo da página
>