Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ANP E&P > ANP debate Reserve Based Lending e cessão de direitos em contratos de E&P
Início do conteúdo da página

ANP debate Reserve Based Lending e cessão de direitos em contratos de E&P

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 18h00
Atualizado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 11h37

A ANP realizou, nesta terça-feira (5/12), o workshop “Reserve Based Lending no Brasil: oportunidades e desafios regulatórios”, com a participação de representantes da indústria de petróleo e gás natural, fornecedores, consultorias, escritórios de advocacia e mercado financeiro.

Segundo o diretor da ANP Dirceu Amorelli, o Reserve Based Lending (RBL) é um dos mecanismos comumente adotados em outros países como opção de financiamento para a fase de produção ou para ativos cuja produção se inicie em breve.

“No cenário atual de baixos preços do mercado internacional, viabilizar alternativas de financiamento e desenvolvimento das reservas de descobertas se torna um mecanismo para destravar e alavancar os investimentos na indústria brasileira”, afirmou.

Em 2016, a ANP colocou em consulta pública uma minuta de resolução para regular os procedimentos a serem adotados na cessão de direitos nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural. A proposta contemplava outras formas de financiamento como garantia, mas não o RBL. Após contribuições e sugestões do mercado, a Agência se propôs a reavaliar o tema, de forma a não restringir as opções de financiamento.

A nova norma tem como objetivos aumentar a segurança jurídica para as operações e permitir uma maior dinâmica da indústria, destravando investimentos. A ANP manterá sua atribuição de analisar, previamente, os pedidos de cessão de direitos dos contratos de concessão, como condição prévia para autorizá-los.

O debate realizado no workshop subsidiará a elaboração de uma nova minuta de resolução ANP de cessão de direitos, com regras mais claras sobre o tema, que será submetida, posteriormente, a consulta e audiência públicas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
>