Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Poços

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 20h11
Atualizado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 10h30

Confira os documentos necessários a serem enviados nas etapas de projeto, construção, produção, intervenção e abandono de poços no esquema abaixo e as instruções de envio na página Formulários e Modelos de Relatórios.

 

 

No decorrer de um contrato de exploração e produção de petróleo e gás natural, a ANP exige o envio de documentos relativos às diversas etapas de construção, operação, intervenção e abandono de poços.

Em geral, não é necessária autorização específica para perfuração de um poço durante a fase de exploração. A única exceção é para área incluída em Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) submetido e ainda não aprovado pela ANP, situação em que o início de qualquer atividade requer autorização específica.

A licença ambiental para realização de qualquer atividade em poço deve ser obtida junto ao órgão ambiental responsável. As instalações marítimas de perfuração e de produção de petróleo e gás natural devem ser aprovadas, no âmbito da segurança operacional, junto à Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente (SSM) da ANP – Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO).

O primeiro documento a ser enviado é a Notificação de Perfuração de Poço (NPP), que, para poços exploratórios, contém o prospecto a ser perfurado.

Logo após o início da perfuração, deve ser enviada a Comunicação de Início de Perfuração de Poço (CIPP) e, a partir de seu recebimento, a ANP realiza a codificação do poço.

Durante a perfuração, deve ser enviada diariamente à ANP a Situação Operacional de Poço (SOP), contendo informações sobre as operações realizadas.

Em caso de descoberta deve ser enviada uma Notificação de Descoberta (ND) à ANP, necessária para posterior submissão de um PAD, caso seja interesse dos concessionários.

Após o término da perfuração, deve ser enviado o Relatório Final de Perfuração (FP) e, após o término da perfilagem final, a Notificação de Perfilagens Realizadas (NPR). Conforme as operações realizadas, devem ser enviados os Relatórios de Abandono de Poço (RAP) e Relatórios de Completação de Poço (RCP).

Após a conclusão do poço, são enviados os Relatórios Finais de Poço Exploratório e Explotatório (RFP), conforme a finalidade do poço.

Outros relatórios devem conter resultados de análises laboratoriais, caso ocorram: Relatório de Ensaios Petrofísicos (RPF); Relatório de Ensaios de PVT (PVT); Relatório de Geoquímica de Poço (RGP).

 

 

Fim do conteúdo da página
>