Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Boletim Anual de Reservas (BAR)

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2016, 17h04
Atualizado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 10h30

O operador de um Campo de Petróleo ou Gás Natural deve informar anualmente à ANP, até o dia 31 de janeiro, os volumes de Petróleo e de Gás Natural do Campo, relativos ao ano anterior. As informações contidas no Boletim Anual de Reservas (BAR) devem estar de acordo com o Plano de Desenvolvimento e com os demais planos e programas submetidos à ANP.

 

O regulamento que estabelece diretrizes para a elaboração do BAR e aprova o Regulamento Técnico de Estimativa de Recursos e Reservas de Petróleo e Gás Natural (RTR) é a Resolução ANP nº 47/2014.

 

Segundo o RTR, os critérios de estimativa, classificação e categorização de recursos e reservas deverão seguir as diretrizes do guia PRMS (Petroleum Resources Management System). O PRMS determina que os projetos sejam classificados por probabilidade de comercialidade e por nível de incerteza de quantidades recuperáveis. As estimativas categorizadas por nível de incerteza são informadas no BAR, por Campo, e discriminadas por Reservatórios e por tipo de hidrocarboneto.

 

O BAR deve ser carregado no i-ENGINE ou ter cópia física enviada para a SDP/ANP.

Informações sobre o acesso ao i-ENGINE podem ser encontradas aqui.

 

 

Legislação do BAR: Resolução nº 47/2014

Fim do conteúdo da página
>