Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Produção

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 17h26
Atualizado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 11h18

O marco inicial da fase de Produção é a Comercialidade – manifestação da empresa contratada sobre a viabilidade comercial da área que vinha estudando durante a fase de Exploração. Esta declaração formaliza a intenção de produzir os recursos encontrados na área e, a partir deste ponto, começa a correr o prazo para que o contratado submeta à ANP sua proposta de Planos de Desenvolvimento (PD).

O PD consolida o planejamento de longo prazo para as operações e investimentos no campo. Descreve o modelo geológico da área do campo e as bases de projeto das instalações a serem implantadas; prevê a curva de produção de fluidos; fixa diretrizes de segurança e meio ambiente para a implantação, a operação e a desativação do sistema de produção e escoamento; e apresenta os aspectos econômicos do projeto.

Em um primeiro momento da fase de produção, o campo passará por uma etapa de desenvolvimento, quando se realizarão atividades destinadas a instalar equipamentos e sistemas que tornam possível a produção. As atividades de desenvolvimento podem se prolongar por grande parte da fase de produção, mesmo após o campo ter começado a produzir. Para efeito de simples classificação dos campos, eles são ditos “em desenvolvimento” quando ainda não iniciaram a produção (antes do ‘primeiro óleo’). O acompanhamento da execução das atividades previstas no plano de desenvolvimento se faz por meio dos Programas Anuais de Trabalho e Orçamento (PAT).

A partir do momento em que o campo começa a produzir, está sujeito a procedimentos adicionais de acompanhamento e fiscalização, como o Boletim Mensal da Produção (BMP), que informa os volumes produzidos por cada campo; o Programa Anual de Produção (PAP), em que se discriminam as previsões de produção e a movimentação de petróleo, gás natural, água, fluidos especiais e resíduos oriundos do processo de produção de cada campo e; a Medição da Produção, feita por sistemas construídos de acordo com regulamentos e normas específicos da ANP e do Inmetro e que irão monitorar toda a vida produtiva do campo.

+ Quer saber mais sobre a regulação na Fase de Produção?

+ Regulamento do PD

+ Regulamento do PAT e PAP

Regulamento da Declaração de Comercialidade

+ Confira a produção mensal de petróleo e gás natural 

Fim do conteúdo da página
>