Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Etanol

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 14h51

O etanol é uma substância química com fórmula molecular C2H6O, produzida especialmente via fermentação de açúcares. É um biocombustível utilizado em motores de combustão interna com ignição por centelha (Ciclo Otto) em substituição especialmente à gasolina e em contraponto a outros combustíveis fósseis.

O Brasil é pioneiro na utilização em larga escala de etanol combustível desde o fim da década de 1970. Atualmente, é um dos que mais utilizam o produto e ainda o segundo maior produtor mundial.

São duas as formas de utilização do produto: na forma de etanol anidro, como componente de mistura na formação da gasolina C; ou como etanol hidratado, comercializado em todo o país como um combustível acabado.

Para evitar a fraude conhecida como "álcool molhado", o etanol anidro recebe corantes laranja, que só podem ser adquiridos pelos agentes regulados específicos e devem ser registrados junto à ANP. As especificações do etanol, em todas as formas permitidas, teor de pureza, normas de comercialização e de adição de corantes estão estabelecidas na Resolução ANP n° 19/2015.

O uso de etanol combustível reduz a emissão de gases de efeito estufa e reduz a dependência energética de combustíveis fósseis. Para avaliar o consumo e as emissões veiculares o Proconve - Programa de Controle de Poluição do Ar por veículos Automotores estabelece o uso obrigatório de combustíveis de referência. A

Resolução ANP n° 23/2010 é o regulamento que traz as especificações do etanol combustível de referência. 

  • Emissão de certificado e envio de dados de qualidade do etanol

    Orientação e esclarecimento aos agentes da cadeia do Etanol Combustível na emissão do Certificado da Qualidade e no envio mensal de dados da qualidade.

    Envio dos dados da qualidde do etanol combustível - Resolução ANP nº 19/2015

    Referência: a partir de 1º de julho não serão mais aceitos os formulários eletrônicos no formato antigo.  

    Envio das informações dos laboratórios utilizados para certificação de etanol combustível.

    Os formulários devem ser preenchidos e enviados como arquivo em excel para o e-mail:
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    ATENÇÃO!
    Sugerimos que, devido ao limite de processamento de informações, sejam encaminhados no máximo 3 (três) arquivos por e-mail enviado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
>