Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Qualidade de produtos > Programas de Monitoramento > Programa de Monitoramento de Lubrificantes
Início do conteúdo da página

Programa de Monitoramento de Lubrificantes

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 12h19
Atualizado: Sexta, 20 de Março de 2020, 18h00

O Programa de Monitoramento de Lubrificantes têm como objetivos avaliar a qualidade dos óleos lubrificantes automotivos comercializados no país, a regularidade de seus registros e a adequação dos rótulos ao atendimento das exigências legais. As não conformidades identificadas são comunicadas ao setor de fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para adoção das medidas cabíveis.

As amostras são coletadas em pontos de revenda tais como: postos revendedores, supermercados, lojas de autopeças, oficinas mecânicas, concessionárias de veículos, distribuidores e atacadistas e enviadas para análise no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da Agência ou nos laboratórios contratados.

O Programa de Monitoramento de Lubrificantes, desde sua implantação em 2006, vive em constante evolução e avalia quesitos de qualidade, registro e rótulo. De 2012 até 2014, o CPT analisou mais de 5.000 (cinco mil) amostras. O percentual de não conformidades apresentou sensível diminuição ao longo dos anos, conforme se pode observar no gráfico:

Gráfico: Evolução de não conformidades no período de 2006 a 2014.

Os relatórios do Programa de Monitoramento dos Lubrificantes eram inicialmente mensais e passaram a ser bimestrais a partir de Julho de 2011.

 

Assunto(s): Lubrificantes , Monitoramento , qualidade , Programa de Monitoramento
Fim do conteúdo da página
>