Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RenovaCalc

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 16h56
Atualizado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 13h11

Planilha RenovaCalc versão 7.0

Estamos disponibilizando a versão 7.0 da Planilha RenovaCalc para uso opcional até a publicação dos Informes Técnicos revisados na página do RenovaBio. A nova versão da planilha possui uma mudança significativa em relação às versões anteriores motivada pelo sistema automatizado RenovaCalc que futuramente entrará em produção. Na nova versão da Calculadora, há agora somente uma única planilha representativa para cada rota. Sendo assim, têm-se um total de 9 planilhas de rotas: E1GC, E2G, E1G2G, E1GM, E1GMI, Biodiesel, Biometano, HEFA e E1G_Flex.

Em 24 de janeiro de 2020, foi implementada a versão 6.1 do conjunto de planilhas RenovaCalc (planilha RenovaCalc + planilhas de produtores de biomassa) a qual consistiu em modificações pontuais em células internas exclusivas da rota E1G_Flex.

Desta forma, não há mais dois conjuntos de planilhas (planilha de produtores e planilha RenovaCalc) e sim, uma única planilha, em que nela consta: a aba RenovaCalc e as abas referentes aos dados de produtores agrícolas primário, padrão e informações sobre elegibilidade para cada biomassa referente a determinada rota. Por exemplo, na rota E1GC como a única biomassa é a cana de açúcar, terão as abas RENOVACALC_E1GC, DADOS_AGRÍCOLAS_PRIMÁRIO, DADOS_AGRÍCOLAS_PADRÃO e INFORMAÇÕES_ELEGIBILIDADE.

Com relação as instruções, não existirá mais a aba consolidado. A mesma será automaticamente preenchida para a fase agrícola da RenovaCalc. As fases industrial e de distribuição devem permanecer sendo preenchidas manualmente. O preenchimento das abas de DADOS_AGRÍCOLAS_PRIMÁRIO e DADOS_AGRÍCOLAS_PADRÃO permanecerão conforme nas versões anteriores, atentando-se que nas abas referentes aos produtores de biomassa primário, a linha de exemplo preexistente de produtor hipotético deverá ser preenchida com dados de um produtor da unidade produtora. Caso não exista preenchimento na linha de produtores, a linha deve permanecer como originalmente. Não apagar a linha de produtor hipotético preexistente.

Por fim, com relação as alterações realizadas para esta nova versão, além do versionamento da Calculadora por rota, foram realizadas alterações na rota E2G na célula D33 para correção do cálculo automático da Quantidade de material lignocelulósico (MLC) processado; adição de campos na Fase Industrial da RenovaCalc referente ao consumo de Diesel, uma vez que na fase industrial da Calculadora em algumas rotas era solicitado apenas o consumo de óleo combustível, e não existia campo para informar o teor de biodiesel no óleo combustível e algumas usinas consomem diesel na fase industrial; padronização de campos na Fase Agrícola da RenovaCalc referente ao consumo de Diesel e inclusão da função "SEERRO" em células internas para futura implantação da planilha no sistema automatizado RenovaCalc.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
>