Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Guia CBIO

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 16h47
Atualizado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 16h47

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) lançou o Guia CBIO. Trata-se de um documento, elaborado em conjunto com a ANP e o MME, que é parte dos esforços para disponibilizar ao mercado informações relevantes e conteúdo educativo sobre sustentabilidade.

O guia busca padronizar e estabelecer critérios mínimos para estimular a negociação deste ativo no Brasil. Ele traz todo o processo de operacionalização da parte financeira do CBIO com definições para cada etapa: emissão, colocação, intermediação, manutenção, custódia, bem como critérios mínimos necessários nos contratos de prestação de serviços. 

O CBIO é um ativo ambiental com negociação permitida desde dezembro de 2019. Ele foi criado como parte do RenovaBio, programa que prevê iniciativas como a criação de instrumentos financeiros que contribuam para atrair investimentos com foco na expansão da produção de biocombustíveis. Cada CBIO emitido por produtores e importadores de biocombustíveis corresponde a uma tonelada de carbono que deixa de ser emitida para a atmosfera.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
>