Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Produção e fornecimento de biocombustíveis > RenovaBio > Geração de lastro, aposentadoria e informações sobre negociações de CBIO Na B3
Início do conteúdo da página

Geração de lastro, aposentadoria e informações sobre negociações de CBIO na B3

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 14h36
Atualizado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 10h48

Os procedimentos para geração de lastro necessário para emissão primária de Créditos de Descarbonização são estabelecidos pela Resolução ANP nº 802/2019.

 + Confira a evolução mensal da geração de lastro para emissão de CBIO (Atualizado em 03/11/2020)

 Conforme dispõe o artigo 13 da Portaria MME 419/2019, as distribuidoras de combustíveis fósseis (partes obrigadas) farão a comprovação do atendimento das suas metas individuais por meio da aposentadoria de CBIOs.

A Resolução CNPE nº 8/2020 estabeleceu que as metas individuais dos distribuidores de combustíveis sejam reduzidas na mesma proporção dos CBIOs aposentados por agentes não obrigados, na forma estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A aposentadoria do CBIO é o processo realizado por solicitação do seu detentor que visa à sua retirada definitiva de circulação, impedindo qualquer negociação futura do CBIO aposentado.

 + Confira a evolução mensal das aposentadorias de CBIO (Atualizado em 03/11/2020)

As informações sobre negociações de CBIOs podem ser obtidas no site da B3, no link abaixo.

+ Clique aqui para ver as informações

Selecione a opção "Dados por Ativo", "Ativo CBIO – Crédito de descarbonização", a informação desejada ("Estoque", "Negociações Definitivas" ou "Volume Depositado") e as datas desejadas para a consulta, conforme as imagens abaixo.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
>