Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Preços e defesa da concorrência > Preços > Levantamento de preços > Infopreço - preços informados pelos postos revendedores
Início do conteúdo da página

Infopreço - preços informados pelos postos revendedores

Publicado: Quarta, 11 de Julho de 2018, 09h09
Atualizado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 13h21

O Infopreço permite que os postos revendedores de combustíveis publiquem, voluntariamente, os preços que cobram pela gasolina, etanol, diesel S-10, diesel S-500 e gás natural veicular.

O objetivo da ANP com esse sistema é dar à sociedade mais uma opção para consulta dos preços dos combustíveis, além do Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis.

O sistema é atualizado diariamente e mostra CNPJ, nome do estabelecimento, endereço, produto, preço e data de cadastro da informação.

Os dados são declarativos e de responsabilidade do posto revendedor.

 

 Acesse aqui o Infopreço:

Formato Excel (.xlsx)
Formato Aberto (.csv)

Data de atualização: 25/9/2018

 



Outras informações sobre o Infopreço

- O Infopreço vai substituir o levantamento de preços?

O levantamento continua sendo realizado e pode ser consultado na página Levantamento Semanal de Preços.

- Qual a diferença entre o levantamento semanal e o Infopreço?

O Infopreço mostra os preços informados espontaneamente pelos postos revendedores e abrange gasolina, diesel (S-10 e S-500), etanol e gás natural veicular (GNV). Os dados estão disponíveis em formato aberto (planilha Excel .xlsx), com atualização diária, mostrando o preço mais recente informado por cada posto participante. Na planilha é possível fazer filtros por produto, CNPJ, município e estado do posto revendedor.

O Levantamento Semanal de Preços é feito por uma empresa contratada pela ANP, por meio de licitação. Tem atualização semanal e mostra os preços pesquisados nos postos, com opções de filtro de informações para gasolina, etanol, diesel (S-10 e S-500), gás de botijão (GLP) e gás natural veicular (GNV) por estados e municípios, na última semana pesquisada, quatro últimas semanas, 10 últimas semanas, média mensal e dos três últimos meses. 

- Quando o Levantamento Semanal de Preços e o Infopreço apresentarem preços diferentes, qual a ANP vai considerar?

O Infopreço e o Levantamento Semanal são sistemas diferentes. O Infopreço mostra informações declaradas pelos postos e pode ser atualizado em tempo real. O Levantamento mostra dados coletados semanalmente por empresa contratada pela ANP por meio de licitação, ou seja, apresenta o preço no momento da coleta. Os preços são livres no Brasil e os postos têm liberdade para modificá-los a qualquer momento. Os dois sistemas têm o mesmo objetivo: dar mais transparência aos preços praticados, para que o consumidor tenha mais opções de escolha na hora de comprar o combustível.


- Se você representa um posto revendedor de combustíveis e quer cadastrar os preços praticados por sua empresa, veja a página Infopreço - Quero participar.

 

Fim do conteúdo da página
>