Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Preços e defesa da concorrência > Preços > Preços de distribuição de combustíveis
Início do conteúdo da página

Preços de distribuição de combustíveis

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 12h48
Atualizado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 14h49

Com vistas a promover a transparência da formação de preços de derivados de petróleo e biocombustíveis ao longo da cadeia, a ANP acompanha os preços de distribuição de combustíveis, conforme Resoluções ANP nº 729/2018 e 795/2019.

Os dados primários são informados à ANP pelos próprios agentes regulados.

Os preços médios mensais aqui publicados são ponderados pelos respectivos volumes comercializados, considerando os valores unitários constantes nas notas fiscais de venda. Dessa forma, estão inclusos todos os tributos incidentes e respectivos fretes contratados, quando aplicáveis.

Mensalmente, são divulgados os preços médios ponderados dos combustíveis de três formas:

i. em nível nacional, independentemente da quantidade de distribuidores atuando no País;

ii. por região geográfica de destino do produto, independentemente da quantidade de distribuidores comercializando naquela região; e

iii. por unidade da Federação de destino do produto quando houver, no mínimo, três distribuidores atuando naquele estado em determinado mês.

Portanto, a inexistência de preços para uma determinada unidade da Federação não necessariamente indica a não comercialização do produto naquela localidade.

A seguir, estão disponibilizadas planilhas eletrônicas contemplando os preços médios segregados por abrangência geográfica e por produto.

Preços médios ponderados mensais (Brasil)
Preços médios ponderados mensais (Regiões)
- Preços médios ponderados mensais (Estados)

Atualmente, são publicados em base mensal os preços médios ponderados calculados com dados do SIMP, na etapa de distribuição, do querosene de aviação (QAV) e gasolina de aviação (GAV).

Progressivamente, o óleo diesel B, a gasolina C, o etanol hidratado, o gás liquefeito de petróleo (GLP) e outros produtos serão incorporados à divulgação.

A previsão de atualização dos arquivos eletrônicos disponibilizados é até o último dia útil do mês subsequente ao mês de referência. 

  • Metodologia de agregação e critérios de divulgação

    • A Resolução ANP nº 729, de 11 de maio de 2018, prevê em seu Art. 3º que as informações declaradas pelos agentes regulados terão a sua integridade, confidencialidade e disponibilidade garantidas conforme as normas, procedimentos e controles da ANP, com base na legislação aplicável.
    • Por sua vez, a Resolução ANP nº 795, de 5 de julho de 2019, dispõe que os dados referentes a preços praticados pelos agentes econômicos regulados obtidos pela ANP poderão estar sujeitos à agregação estatística, quando da sua publicação.
    • Para construção das estatísticas agregadas, adota-se a medida de tendência central denominada média aparada (ou truncada), após o descarte de até 25% das observações de cada extremo da base de dados ordenada do menor para o maior valor.
    • Esse procedimento justifica-se por mitigar distorções nos preços médios ocasionadas principalmente pela ocorrência de inconsistências no preenchimento dos valores unitários por parte dos agentes regulados informantes e preserva a representatividade das médias amostrais em relação às médias populacionais
    • Para o cômputo das médias, também foram desconsideradas as vendas entre congêneres, ou seja, agentes regulados detentores da mesma qualificação, uma vez que se pretende apurar o preço médio do produto vendido entre etapas da cadeia e não dentro de uma mesma etapa.
    • Clique aqui para mais informações sobre a metodologia de agregação e os critérios que fundamentam a divulgação das estatísticas de preços praticados por agentes regulados e enviados à ANP por meio do i-Simp, em decorrência do estabelecido na Resolução ANP nº 729/2018.

 

Clique aqui para acessar o Levantamento de Preços de Combustíveis.

+ Clique aqui para acessar os preços médios ponderados semanais praticados por produtores (refinarias, centrais petroquímicas e formuladores) e importadores de derivados de petróleo.

+ Clique aqui para acessar os preços de distribuição de produtos asfálticos.

+ Clique aqui para acessar as instruções e a formatação dos arquivos eletrônicos necessários para a remessa das informações pelos distribuidores (manuais do i-SIMP e em outros documentos acessórios).

Fim do conteúdo da página
>