Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Palestras > Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente 2016
Início do conteúdo da página

Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente 2016

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 11h27
Atualizado: Quarta, 29 de Março de 2017, 16h22

O evento foi realizado no dia 5 de outubro de 2016 e teve a participação do Diretor Waldyr Barroso, que realizou a abertura dos trabalhos. A conferência contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre servidores da Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente e demais áreas da ANP além de representantes da indústria do petróleo e gás.

A primeira apresentação do dia abordou a análise do desempenho em Segurança Operacional e Meio Ambiente da indústria de E&P, a partir dos dados que compõem o Relatório Anual de Segurança Operacional 2015.

O evento foi estruturado em três painéis, sendo o primeiro relativo à melhoria contínua do desempenho em Segurança Operacional e Meio Ambiente. Este painel contou com uma apresentação do Gerente Executivo de Águas Profundas da Petrobras, Joelson Mendes, acerca das lições aprendidas com o acidente no FPSO Cidade de São Mateus e atendimento às recomendações da ANP. O painel também contou com apresentações relativas ao gerenciamento da integridade de poços e o monitoramento de falhas em elementos de barreiras e à Resolução ANP nº 37/2015, realizadas por servidores da ANP.

O segundo painel abordou a Evolução das ações de fiscalização de Segurança Operacional e Meio Ambiente e foi composto por apresentações feitas pelos coordenadores das áreas responsáveis pelas ações de fiscalização da ANP, nas quais foram apresentados os principais dados e desvios identificados nas auditorias do ano 2015.

O terceiro painel teve por tema "Estamos no caminho certo?" e contou com apresentações de Marco Aurélio Fonseca, conselheiro da ABESPetro, a respeito da evolução das ações de fiscalização da ANP, e de Tobias Alvarenga, da da Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processos e Confiabilidade (Abrisco), que abordou "A classificação dos riscos operacionais e sua divulgação".

A última apresentação do dia abordou os resultados do projeto ANP de prevenção de incêndios e explosões.

A classificação dos riscos operacionais

A Enfase ambiental nas fiscalizações onshore

Analise do desempenho

Encerramento

Evolução das ações de fiscalização da ANP

Gerenciamento da integridade de poços

Lições aprendidas com o acidente no FPSO CDSM

Projeto ANP de prevenção de incendio

Resolucao 37 de 2015

Resultados das ações de fiscalização

Resultados de fiscalização

registrado em:
Assunto(s): Segurança Operacional
Fim do conteúdo da página
>