Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ANP E&P > ANP prioriza análise de projetos de PD&I na área de meio ambiente
Início do conteúdo da página

ANP prioriza análise de projetos de PD&I na área de meio ambiente

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 09h58
Atualizado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 09h58

Em razão do derramamento de óleo que atingiu a costa brasileira, afetando principalmente o litoral da região Nordeste, e com o objetivo de contribuir com a capacitação e a preparação das empresas e instituições de pesquisa às situações de emergência, a ANP está estimulando a realização de projetos de PD&I correlacionados às temáticas elencadas a seguir: 

  • Modelagem de dispersão de óleo em ambientes marítimos;
  • Monitoramento de infraestruturas de produção, escoamento e transporte de petróleo;
  • Metodologias de monitoramento e prevenção de perdas de contenção de hidrocarbonetos em unidades marítimas de produção de petróleo e na infraestrutura submarina;
  • Prevenção de blowouts;
  • Monitoramento de poços;
  • Respostas a emergências, infraestrutura e ICS (Incident Command System);
  • Sensoriamento e monitoramento remoto de incidentes;
  • Metodologias de análises de risco aplicadas à indústria do petróleo e do gás natural. 

Os projetos ligados a essas temáticas serão prioritariamente analisados pela ANP. As instituições ou empresas executoras que tenham interesse podem enviar projetos, que serão analisados pela Agência na forma “fast track”. 

O fomento a tais projetos é consequência da participação da ANP no Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado também pelo Ibama e pela Marinha. Assim, a Agência pretende apoiar o processo de absorção de lições aprendidas, o aprimoramento da estrutura de resposta e auxiliar na avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos do derramamento de óleo que atingiu a costa brasileira. 

Além da priorização da análise dos temas estratégicos listados acima, a ANP apoiará projetos aderentes às condições do seu regulamento de PD&I que sejam desenvolvidos pelos grupos de trabalho instituídos pela Coordenação Científica do GAA, compostos por mais de 100 pesquisadores e cientistas de universidades e instituto de pesquisas nacionais. 

Empresas e instituições que desejem mais informações sobre a submissão dos projetos podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
>