Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ANP E&P > ANP põe em consulta utilização de reservas como garantia em cessões de direito
Início do conteúdo da página

ANP põe em consulta utilização de reservas como garantia em cessões de direito

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 19h03
Atualizado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 12h07

A ANP vai colocar em consulta pública proposta de resolução que permite a utilização de mecanismos como Reserve Based Lending (RBL) entre as garantias que podem ser oferecidas pelas empresas de petróleo e gás nas operações de cessão de direitos em contratos de exploração e produção. O RBL, que consiste na utilização de reservas como garantia para empréstimos bancários, é adotado em outros países como opção de financiamento para ativos na fase de produção ou para ativos cuja produção se inicie em breve. Essa modalidade facilita principalmente a venda de campos maduros, o que destravará investimentos para o aumento do fator de recuperação no Brasil.

A possibilidade de utilização desses novos mecanismos está sendo incluída na minuta de resolução submetida à consulta pública em 2016, para regular os procedimentos a serem adotados nas cessões de direitos. A proposta inicial da ANP contemplava outras formas de garantia, mas não o RBL e similares. Após contribuições e sugestões do mercado, a Agência reavaliou o tema, de forma a não restringir as opções disponíveis para a indústria.

A nova norma tem como objetivos aumentar a segurança jurídica para as operações e permitir uma maior dinâmica da indústria, atraindo investimentos para o país. A ANP manterá sua atribuição de analisar os pedidos de cessão de direitos dos contratos de concessão, como condição prévia para autorizá-los.

A consulta pública se estenderá até 05/12/2018, e a Audiência Pública sobre o tema será realizada no dia 11/12/2018.

registrado em: ,
Assunto(s): Consulta pública , Reserve Based Lending , cessões de direitos
Fim do conteúdo da página
>