Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ANP E&P > Pacotes de dados das rodadas estarão disponíveis em nuvem
Início do conteúdo da página

Pacotes de dados das rodadas estarão disponíveis em nuvem

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 19h04
Atualizado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 13h30

A diretoria da ANP aprovou hoje (25/10), a utilização de serviço de nuvem para disponibilização dos dados técnicos públicos dos pacotes de dados das rodadas de licitações. A iniciativa da ANP visa à redução de custos e à simplificação de operações, trazendo o conceito de computação em nuvem, que já vem sendo utilizado em outros setores, para os leilões de exploração e produção de petróleo e gás natural.

O uso da nuvem representa o aperfeiçoamento do sistema eBID, adotado desde 2012, permitindo que usuários externos tenham acesso, via internet, aos pacotes de dados das rodadas. Atualmente, o eBID habilita as empresas a fazerem download de dados para avaliação. Na nuvem, os dados serão avaliados diretamente naquele ambiente, sem a necessidade de contato com infraestrutura tecnológica para avaliação das informações. Isso aumentará a atratividade das áreas, sobretudo para empresas de pequeno e médio portes. Com o acesso mais rápido, direto na nuvem, empresas nacionais e estrangeiras poderão consultar os dados em qualquer lugar do mundo.

A iniciativa é parte do Programa de Modernização de Dados Técnicos aprovado pela Diretoria da ANP no início de 2018, que envolve quatro pilares de desenvolvimento: Tecnologia; Infraestrutura; Regulação; e Meio Ambiente. O programa também envolve os seguintes projetos: Banco de Dados Ambientais, Centro de Rochas e Fluidos Digital e a Rede de Litotecas; Big Data e Ciência de Dados; e o Sensoriamento Remoto por Radar das Atividades Petrolíferas.

registrado em: ,
Assunto(s): Dados , Rodadas , nuvem , Diretoria
Fim do conteúdo da página
>