Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ANP lança painel dinâmico sobre certificação de conteúdo local
Início do conteúdo da página

ANP lança painel dinâmico sobre certificação de conteúdo local

Publicado: Terça, 24 de Março de 2020, 17h14
Atualizado: Quinta, 26 de Março de 2020, 10h41

A ANP lança hoje (24/3) painel dinâmico que utiliza uma ferramenta de Business Intelligence (BI), com os dados públicos de todos os 117 mil certificados de conteúdo local emitidos até dezembro de 2019. A ferramenta permite consultar e cruzar informações como o percentual médio de nacionalização dos bens e serviços certificados em cada período, os escopos de certificação mais demandados e os fornecedores mais frequentes, além de dados sobre os próprios organismos de certificação.

A nova ferramenta está disponível para consulta na página Painel Dinâmico de Certificação de Conteúdo Local.

Para reduzir inconsistências de relatórios mais antigos, a base de dados - que será atualizada a cada três meses - foi tratada com o uso de técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina. No entanto, os dados brutos não tratados também estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico.

O painel dinâmico é parte de um esforço da Agência de aumentar a transparência dos dados de conteúdo local. Na próxima etapa do projeto, além das informações públicas de cada certificado serão também divulgadas de forma agregada, para não prejudicar segredos comerciais, informações que individualmente são sigilosas, como os valores dos bens e serviços certificados.

Anteriormente, os dados públicos dos certificados eram divulgados, de forma esparsa e não padronizada, apenas nas páginas eletrônicas dos respectivos organismos de certificação que os emitiram, o que dificultava a realização de consultas e pesquisas mais aprofundadas.

A certificação de conteúdo local é obrigatória para cumprimento dos compromissos presentes na Cláusula de Conteúdo Local constante dos contratos de exploração e produção firmados pela Agência desde a 7ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios.

Para saber mais sobre conteúdo local, clique aqui.

O site da ANP conta com uma página que reúne todos os painéis dinâmicos disponíveis. Acesse Painéis Dinâmicos da ANP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
>