Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Chamada Pública Incremental da TBG recebe 47 formulários de 15 solicitantes
Início do conteúdo da página

Chamada Pública Incremental da TBG recebe 47 formulários de 15 solicitantes

Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 11h02
Atualizado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 11h02

O resultado da etapa preliminar da Chamada Pública Incremental 2020 para o gasoduto da TBG, encerrada em 15/01/2020, confirmou as expectativas promissoras do Novo Mercado de Gás.

Nessa etapa, iniciada em 18/12/2019, os carregadores interessados enviaram formulários com solicitações não vinculantes para ampliação de pontos de entrada ou saída no atual Sistema de Transporte e/ou apresentaram demanda por novos pontos no Gasbol. As informações recebidas pela TBG serão consideradas na Chamada Pública Incremental 2020 do Gasoduto Bolívia Brasil, a ser conduzida pela ANP, prevista para julho de 2020. 

Os resultados consolidados foram promissores e superaram as expectativas, com solicitação de 38,7 milhões de m³/dia de capacidade de entrada e 29,5 milhões de m³/dia de capacidade de saída. 

A solicitação de capacidade incremental foi realizada por empresas de diferentes áreas de atuação (companhias distribuidoras, indústrias, fornecedores de gás, comercializadoras e empreendimentos do setor termelétrico). Foram recebidos 47 formulários, enviados por 15 participantes. 

Houve demanda por novos pontos de entrada para injeção de gás natural em três zonas diferentes e novos pontos de saída para utilização da molécula em quatro zonas distintas do gasoduto de transporte, além de ampliações de pontos já existentes. 

O somatório das quantidades enviadas através dos formulários de solicitação de capacidade está sujeito a eventuais duplicidades, ou seja, dois agentes podem ter solicitado, simultaneamente, ampliação ou construção do mesmo ponto.

Adicionalmente, existe a possibilidade de demanda pontual de capacidade que já pode ser atendida pela infraestrutura existente no Gasbol.

A TBG fará uma análise detalhada através da avaliação/esclarecimento junto a cada um dos agentes, bem como a avaliação conjunta de todas as demandas recebidas, visando a adequar o(s) projeto(s) e otimizar a infraestrutura necessária à prestação do serviço.

registrado em:
Assunto(s): Chamada Pública , TBG , gasoduto
Fim do conteúdo da página
>