Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Diretoria da ANP aprova acordos de cooperação com o Ibama e o Observatório Nacional
Início do conteúdo da página

Diretoria da ANP aprova acordos de cooperação com o Ibama e o Observatório Nacional

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h38
Atualizado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h38

A diretoria da ANP autorizou hoje (14/11) a celebração de dois acordos de cooperação: um com o Ibama e o outro com o Observatório Nacional - ON. Ambos são fundamentais para enriquecer o acervo do Banco de Dados Ambientais – BDA da ANP, que é um dos projetos estruturantes do Programa de Modernização dos Dados Técnicos da Agência – PMDT, aprovado pela diretoria em julho de 2018.

O acordo de cooperação técnica entre a ANP e o IBAMA formaliza a parceria necessária para a organização e disponibilização de dados, informações e estudos ambientais oriundos de processos de licenciamento ambiental das atividades da indústria de petróleo e gás no Banco de Dados Ambientais. A iniciativa facilitará o acesso a esse material, que estará disponível no BDA, pelos analistas de licenciamento ambiental do IBAMA e por todos os interessados, colaborando com possíveis parcerias privadas na execução de estudos ambientais, disponibilizando também rico material para pesquisadores. Assim, essa parceria busca otimizar a gestão de dados ambientais, o que impacta na eficiência e tempo de análise dos processos de licenciamento, sendo positiva para os dois órgãos e para a sociedade brasileira.

Já a cooperação técnica entre a ANP e o Observatório Nacional prevê a transferência da base de dados do BAMPETRO (banco de dados especializado no armazenamento, intercâmbio e na divulgação da informação ambiental georreferenciada localizado no Observatório Nacional) para o BDA, que assim passará a contar com dados de significativo valor histórico, provenientes de sete áreas temáticas: oceanografia física, química, geologia, geofísica, biologia, meteorologia e socioeconomia. Além disso, a cooperação técnica com o ON busca integrar as equipes dos dois órgãos para a elaboração de estudos e atividades de pesquisa utilizando dados técnicos (magnéticos, gravimétricos, sísmicos, eletromagnéticos, dados de poços) fornecidos pela ANP, resultando no aprimoramento técnico das equipes e contribuição direta para a pesquisa nacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
>