Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ANP amplia número de pontos de entrega para os quais divulga o Preço de Paridade de Importação
Início do conteúdo da página

ANP amplia número de pontos de entrega para os quais divulga o Preço de Paridade de Importação

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 15h48
Atualizado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 15h48

Com objetivo de aumentar a transparência na formação e a divulgação de preços e facilitar o acompanhamento e a compreensão da variação dos preços dos combustíveis por parte da sociedade, a ANP ampliou de cinco para 16 o número de pontos de entrega para os quais publica o Preço de Paridade de Importação (PPI) dos combustíveis líquidos (gasolina, diesel e QAV).

A mudança foi possível a partir da alteração da metodologia de cálculo e a ampliação do número de pontos de entrega em que a S&P Global Platts apura os PPIs desde o início de setembro de 2019, incluindo os custos de armazenamento e frete rodoviários (quando aplicável).

Os preços podem ser consultados na página dos Preços de paridade de importação.

As cotações dos combustíveis líquidos passam a ser divulgadas para sete portos (Itaqui/MA, Suape/PE, Aratu/BA, Santos/SP, Paranaguá/PR, Manaus/AM e Tramandaí/(RS) e nove pontos de entrega (Guamaré/RN, Duque de Caxias/RJ, Betim/MG, Cubatão/SP, Mauá/SP, Paulínia/SP, São José dos Campos/SP, Araucária/PR e Canoas/RS). Para o GLP foi mantida a metodologia de apuração anterior com a publicação dos PPI nos portos de Santos/SP e Suape/PE.

Desde novembro de 2018, a ANP vinha publicando o preço de referência dos combustíveis líquidos (gasolina, diesel e QAV) em 5 portos (Itaqui, Suape, Aratu, Santos e Paranaguá), estimados a partir das cotações da S&P Global Platts acrescidos da parcela referente aos custos de armazenamento definidos na Resolução ANP nº 743/18, e do GLP em 2 portos (Suape e Santos).

Preços de Paridade de Importação

A ANP informa a média semanal dos preços de paridade de importação (PPI) para gasolina, diesel, querosene de aviação (QAV) e GLP referentes à semana anterior.

O objetivo é fornecer à sociedade uma referência de formação dos preços dos combustíveis no País, utilizando como base a média semanal dos preços levantados pela S&P Global Platts para diferentes pontos de entrega.

Para a gasolina, diesel e QAV são divulgados os preços de paridade de importação nos portos de Itaqui (MA), Suape (PE), Aratu (BA), Santos (SP), Paranaguá (PR), Manaus (AM) e Tramandaí (RS), considerando o valor do produto, taxas e os custos de frete, movimentação, armazenamento e serviços associados.

Adicionalmente, são divulgados os preços nos pontos de entrega de Guamaré (RN), Duque de Caxias (RJ), Betim (MG), Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), São José dos Campos (SP), Araucária (PR) e Canoas (RS), nos quais também incluem-se os custos de frete rodoviário.

Os preços do GLP referem-se à PPI nos portos de Suape (PE) e Santos (SP), considerando a composição de 70% de propano e 30% de butano.

Todos os preços divulgados não incluem tributos.

A metodologia da S&P Global Platts pode ser acessada em: https://www.spglobal.com/platts 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
>