Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > RenovaBio: rota de biodiesel da RenovaCalc sob revisão
Início do conteúdo da página

RenovaBio: rota de biodiesel da RenovaCalc sob revisão

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 17h35
Atualizado: Terça, 14 de Maio de 2019, 15h53

A rota de biodiesel da RenovaCalc, ferramenta que funciona como uma calculadora para a comprovação do desempenho ambiental da produção de biocombustíveis no âmbito do programa RenovaBio, está sendo revista. A RenovaCalc atribui uma Nota de Eficiência Energético-Ambiental ao produtor de biocombustível a partir das informações do seu processo produtivo. A nota é um fator para a emissão dos Créditos de Descarbonização (CBIOS), que poderão ser negociados posteriormente pelo produtor de biocombustível.

Durante o processo de certificação de alguns produtores de biodiesel, já em andamento, verificou-se que a rota de produção do biodiesel prevista na RenovaCalc apenas permitia a inserção de informações de óleo de soja de terceiros caso a soja utilizada fosse elegível ao RenovaBio.

A revisão da ferramenta permitirá que produtores de biodiesel que processem óleo de soja produzido a partir de soja não elegível possam preencher a RenovaCalc, ainda que esse volume não seja computado para fins de emissão de CBio.

Soja elegível é aquela que comprovadamente atende aos critérios de elegibilidade definidos na regulamentação do RenovaBio. Entre os critérios estabelecidos estão a não supressão de vegetação nativa e a regularidade do Cadastro Ambiental Rural na área de plantação da soja.

A nova versão da ferramenta está em processo de finalização e testes e será disponibilizada em breve, tão logo esteja concluída e apta ao funcionamento.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
>