Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ANP participa da inauguração de laboratório que visa aumentar produtividade de petróleo
Início do conteúdo da página

ANP participa da inauguração de laboratório que visa aumentar produtividade de petróleo

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 13h10
Atualizado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 13h10


Diretor da ANP, Felipe Kury, hoje (29/11), durante a inauguração do Laboratório de Recuperação
Avançada de Petróleo (LRAP), da Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro. /
Crédito: Divulgação ANP

O diretor da ANP Felipe Kury participou hoje (29/11) da cerimônia de inauguração do Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP), da COPPE/UFRJ. O projeto faz parte do compromisso de investimentos da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), presente nos contratos de produção e exploração de petróleo da ANP com as empresas.

Kury lembrou que a ANP e o Governo vêm tomando medidas regulatórias e fiscais para revitalizar o setor, destacando o calendário de rodadas. "Como resultado das últimas rodadas  e do futuro leilão da Cessão Onerosa, estimamos investimentos da ordem de R$ 2 trilhões na próxima década. Esse ambiente é muito favorável para que os investimentos em PD&I se materializem", afirmou.

O diretor ressaltou ainda a importância de aumentar o fator de recuperação dos campos brasileiros, principal objetivo do LRAP. "O impacto pode ser gigantesco. O aumento de 1% no fator de recuperação pode gerar 18 bilhões de dólares em investimentos. Só na Bacia de Campos, esse 1% de aumento pode gerar incremento de um bilhão de barris em novas reservas".

O laboratório, que tem recursos da Shell e da Petrobras, tem por objetivo estudar técnicas que propiciem o incremento da produção de petróleo, especialmente nos campos do Pré-sal brasileiro. Trata-se de uma nova área de pesquisa, cujos resultados poderão representar o incremento de royalties e novos investimentos no Brasil.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
>