Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ANP inicia consulta pública sobre combustíveis de aviação
Início do conteúdo da página

ANP inicia consulta pública sobre combustíveis de aviação

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 15h01
Atualizado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 15h01

A ANP deu início à consulta pública sobre a revisão das especificações e regras de controle da qualidade do querosene de aviação fóssil, alternativo e suas misturas, bem como sobre a adequação de normas sobre as atividades de distribuição e revenda de combustíveis de aviação. A consulta irá até o dia 5/12 e a audiência pública sobre o tema ocorrerá no dia 19/12.

A revisão proposta faz parte do trabalho da ANP de aprimorar a qualidade dos combustíveis comercializados em todo território nacional, incluindo os biocombustíveis, que terão papel chave no alcance das metas de redução de emissões e para o desenvolvimento ambiental, econômico e social.

A proposta tem como objetivos aprimorar e simplificar as normas, unificando as Resoluções ANP nº 37/2009 e nº 63/2014, que tratam das especificações e regras de controle da qualidade do querosene de aviação fóssil e alternativos, respectivamente.

Além disso, o novo regulamento visa alinhar essas especificações às internacionais, originárias da American Society for Testing and Materials (ASTM), incluindo dois novos bioquerosenes de aviação (SPK/A e ATJ) no rol de querosenes alternativos possíveis de serem misturados ao querosene fóssil. A harmonização das especificações dos combustíveis de aviação é necessária para estabelecer um padrão mínimo de qualidade em qualquer localidade em que as aeronaves, brasileiras ou não, possam abastecer.

A proposta também contempla, em minuta à parte, a alteração das Resoluções ANP nº 17/2006 nº 18/2006 para atualizar as definições de querosene de aviação B (QAV-B) e querosene de aviação alternativo e vedar a importação de QAV-B (QAV fóssil misturado a querosene alternativo).

Os documentos e os procedimentos para participação da consulta pública estão disponíveis clicando aqui.

registrado em:
Assunto(s): controle da qualidade , distribuição e revenda , combustíveis de aviação , consulta pública
Fim do conteúdo da página
>