Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tarifas

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 14h54
Atualizado: Quarta, 25 de Março de 2020, 11h35

O preço do gás natural vendido às distribuidoras é composto, fundamentalmente, por duas parcelas, uma referida como “preço na boca do poço” destinada a remunerar o produtor, e outra denominada tarifa de transporte, destinada ao serviço de movimentação do gás entre as áreas de produção e consumo.

Até dezembro de 2001, o preço do gás natural de origem nacional foi regulamentado pela Portaria Interministerial MME/MF nº 3/2000. O valor determinado era o somatório das duas parcelas mencionadas, sendo a tarifa de transporte calculada pela ANP.

Já para o gás natural importado, o preço de venda às distribuidoras locais já havia sido liberado desde a publicação da referida Portaria. O preço do produto e as tarifas de transporte nesse caso vêm, desde então, sendo negociados livremente entre as partes.

Por último, há uma regulamentação em particular para o Programa Prioritário de Termeletricidade (PPT), a Portaria Interministerial MME/MF nº 176 de 2001, que estabelece o preço máximo de suprimento do gás natural destinado às termelétricas integrantes do Programa, independente da origem do gás (nacional ou importado). Na tentativa de viabilizar os projetos previstos no PPT que seriam atendidos com gás importado, que chega mais caro às distribuidoras do que o de produção nacional, estabeleceu-se um preço médio, com base em uma carteira composta por 80% de gás importado e 20% de gás nacional.

O documento Indústria Brasileira de Gás Natural: Histórico Recente da Política de Preços apresenta e insere em um contexto histórico, as diferentes linhas que compõem o atual processo de formação dos preços de venda do gás natural às companhias distribuidoras de gás canalizado no Brasil, incluindo as questões relacionadas às tarifas de transporte do combustível.

Assunto(s): tarifas , preço , parcela , gasoduto , transporte , cálculo , custo
Fim do conteúdo da página
>