Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comércio Exterior

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 14h04
Atualizado: Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 17h03

O processo de importação e exportação de petróleo, derivados de petróleo e biocombustíveis envolve a autorização dos agentes econômicos como agentes de comércio exterior e a anuência prévia dos pedidos de importação e de exportação.

As orientações sobre como se tornar um agente de comércio exterior e as regras sobre o acordo prévio dos pedidos de importação e exportação encontram-se na Resolução ANP nº 777 de 05/04/2019.

Para o pedido da autorização, a empresa deverá encaminhar o pedido através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), disponível na página Processo Eletrônico (SEI).  A seguinte documentação deverá ser enviada:

- Requerimento assinado por representante legal da empresa contendo o pleito e os dados da empresa (Razão Social, CNPJ, email de contato, etc.)

Ficha Cadastral 

- Atos Constitutivos

 

Observação
As pessoas jurídicas previamente autorizadas ou cadastradas pela ANP para as atividades de importação e/ou exportação deverão requerer nova autorização para o exercício da atividade de comércio exterior, nos termos desta Resolução, no prazo de trezentos e sessenta dias contados a partir da entrada em vigor desta Resolução.

As pessoas jurídicas que não atenderem ao prazo previsto terão suas autorizações ou cadastros revogados, garantindo-se o contraditório e a ampla defesa.

Fim do conteúdo da página
>