Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Indicadores de desempenho mensais

Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 11h15
Atualizado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 15h51

Indicadores Mensais de Segurança Operacional em Instalações de Exploração e Produção

 

Taxa de Incidentes Comunicáveis

A taxa de incidentes comunicáveis indica a quantidade de incidentes comunicados por milhão de hora trabalhada de instalações de exploração e produção offshore, separada por gravidade dos incidentes. A gravidade é estratificada de acordo com a consequência dos incidentes comunicáveis à ANP, conforme classificação abaixo:           

Grave: acidentes que apresentam consequências maiores à vida humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio. Tipicamente, são os eventos de fatalidade (dano à vida) e eventos que geram danos severos à instalação (abalroamento maior, afundamento, incêndio maior, explosão, entre outros) ou ao ambiente. São normalmente eventos apontados como Major Accident Hazards nos estudos de risco das instalações.

Moderado: acidentes que apresentam consequências significantes à vida humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio; ou quase acidentes com elevado potencial de causar consequências maiores à vida humana, no meio ambiente ou no patrimônio.

Leve: acidentes de menor consequência à vida humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio; ou quase acidentes de baixo/médio potencial de causar consequências maiores à vida humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio.

No gráfico abaixo encontra-se a taxa de incidentes comunicáveis por gravidade para os incidentes ocorridos a cada mês do presente ano.

 

É importante ressaltar que, para geração das taxas de fatalidade, é necessário dispor dos valores de milhões de horas trabalhadas em atividades offshore, informação a qual a ANP recebe dos operadores de contratos anualmente. A informação relativa a 2018 ainda não está disponível. Dessa maneira, os valores de horas trabalhadas utilizados na geração das taxas são estimados, considerando uma projeção linear com base nos valores relativos a 2016 e 2017:

 Foi considerado que para cada mês foi despendido 1/12 das horas estimadas para o ano.

 

 

Fim do conteúdo da página
>