Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Indicadores de desempenho mensais

Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 11h15
Atualizado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 15h45

Indicadores Mensais de Segurança Operacional em Instalações de Exploração e Produção

Atualizado em: 07/06/2019

Número de Incidentes Comunicáveis

O número de incidentes comunicáveis indica a quantidade de ocorrências em instalações de exploração e produção offshore comunicadas à ANP via SISO-Incidentes, separada por gravidade. Os incidentes comunicáveis estão no Manual de Comunicação de Incidentes de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural e a gravidade é estratificada de acordo com a consequência dos incidentes, conforme classificação abaixo:   

Grave: acidentes que apresentam consequências maiores à vida humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio. Tipicamente, são os eventos de fatalidade (dano à vida) e eventos que geram danos severos à instalação (abalroamento maior, afundamento, incêndio maior, explosão, entre outros) ou ao ambiente. São normalmente eventos apontados como Major Accident Hazards nos estudos de risco das instalações.

Moderado: acidentes que apresentam consequências significantes à vida humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio como por exemplo ferimento grave, descarga maior de água produzida e aprisionamento de coluna; ou quase acidentes com elevado potencial de causar danos como exemplo o tipo perda de contenção primária maior de óleo.

Leve: acidentes de menor consequência à vida humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio: ferimento com afastamento de 1 (um) a 3 (três) dias, descarga menor de água de injeção e princípio de incêndio são exemplos; ou quase acidentes de baixo/médio potencial de causar consequências maiores: paradas emergenciais, queda de objetos, falha no Blowout Preventer (BOP) entre outros.

Um documento contendo uma lista completa dos tipos de incidentes comunicáveis à ANP classificados por gravidade pode ser visualizado em http://www.anp.gov.br/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/seguranca-operacional-e-meio-ambiente/resolucoes-notificacoes-procedimentos-e-orientacoes no tópico “Procedimentos em vigor.”

No gráfico abaixo encontra-se o número de incidentes comunicáveis por gravidade para os incidentes ocorridos nos últimos doze meses. 

 

Como observado, nos últimos meses houve um aumento no número de incidentes leves se comparado aos meses anteriores a fevereiro. Esse fato está diretamente relacionado ao início das operações de novas instalações, o que levou ao aumento dos incidentes do tipo “Parada emergencial de planta de processo – ESD”, sendo esse comumente o tipo com maior número de ocorrências. 

No gráfico abaixo é possível visualizar a influência que a curva do número de incidentes do tipo ESD tem sobre a curva do número de incidentes leves, sendo essa a que basicamente dá forma à curva do número total de incidentes.

Fim do conteúdo da página
>