Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dados de desempenho

Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2018, 11h30
Atualizado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 15h05

A revisão de desempenho é um dos principais pilares para a melhoria da Segurança Operacional e Meio Ambiente.  Durante os últimos anos, a ANP vem evoluindo na aquisição de dados das atividades reguladas e os estudos para transformá-los em informação útil para a tomada de decisão. 

Neste sentido, a revisão da Resolução ANP n° 44/2009, três edições de Manuais de Comunicação de Incidentes, o sistema SISO-Incidentes, a coleta de dados preventivos, de poços críticos e demais cadastros de dados recebidos pela ANP apoiaram a orientação e a aquisição de dados mais confiáveis ao longo dos anos.

Como o fundamento da atuação da ANP é a prevenção de incidentes, cada vez mais se busca, junto aos agentes regulados, a comunicação de incidentes precursores que são de menor gravidade, entretanto, mais frequentes.  Esta abordagem permite que a ANP e as empresas possam atuar na adoção de ações para quase-acidentes ou incidentes potenciais que não ocasionam danos consideráveis, buscando a prevenção da ocorrência de acidentes com danos maiores a pessoas e ao meio ambiente.

Atualmente, os dados coletados em incidentes, auditorias nas instalações reguladas, informações sobre as atividades, características de equipamentos e sistemas, dentre outros, são utilizados para a priorização das atividades de fiscalização desempenhadas pela ANP e para o endereçamento de ações específicas para a melhoria de desempenhos inadequados.

A ANP utiliza dois instrumentos básicos para a seleção de instalações a serem auditadas, apoio ao escopo de fiscalização e revisão de desempenho:

Os principais dados de desempenho são apresentados nos links abaixo:

Fim do conteúdo da página
>