Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seleção dos blocos exploratórios

Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2016, 12h08
Atualizado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 10h09

As áreas exploratórias que serão sugeridas para oferta em uma determinada rodada de licitações são selecionadas em conformidade com a política energética nacional e de acordo com as diretrizes específicas emanadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

No processo de seleção são excluídas as áreas com restrições ambientais ou áreas de elevada sensibilidade ambiental; e as áreas localizadas além do limite tecnológico corrente.

São buscadas áreas geologicamente atrativas, áreas com quantidade adequada de dados geológicos e geofísicos para permitir uma avaliação mais acurada do potencial petrolífero, áreas que foram alvos dos levantamentos geológicos e geofísicos da ANP e áreas com fatos novos e relevantes capazes de despertar o interesse das companhias petrolíferas. As nominações recebidas pelas concessionárias também são analisadas no momento de escolha das áreas.

A avaliação geológica das áreas selecionadas para oferta no leilão consiste em um estudo detalhado do potencial petrolífero e exploratório, incluindo mapeamento sísmico e delimitação de estruturas. Todos os dados existentes e disponíveis no BDEP são empregados no estudo. O objetivo desses estudos é a identificação e caracterização de estruturas capazes de armazenar petróleo e/ou gás natural, bem como estimar o volume de hidrocarbonetos que pode estar contido nessas estruturas.

Os volumes de petróleo e/ou gás natural estimados para as estruturas mapeadas são empregados na definição do bônus mínimo de assinatura.

A análise ambiental prévia consiste na adoção de eventuais exclusões de áreas por restrições ambientais, sustentadas por manifestação conjunta da ANP, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de órgãos ambientais estaduais.

Assunto(s): Seleção dos blocos exploratórios , Seleção e avaliação geológica das áreas para as licitações de petróleo e gás natural
Fim do conteúdo da página
>