Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dados Técnicos

Dados Técnicos

 

O Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da ANP possui em seu acervo mais de sete petabytes de dados técnicos gerados nas atividades de prospecção petrolífera em todo território brasileiro. Desde 2000, o BDEP recebe, avalia, armazena e disponibiliza esses dados à sociedade (cidadãos, agentes regulados, etc.), obedecendo a regras que garantem período de sigilo ao titular dos dados, estabelecidas na Resolução ANP nº 757/2018. Nos últimos dez anos, foram atendidas mais de 9.000 solicitações de dados de mais de 200 empresas e instituições.

Os dados técnicos das bacias sedimentares brasileiras são obtidos por:

  • empresas concessionárias, cessionárias ou contratadas em seus respectivos blocos exploratórios e campos de produção;
  • empresas de serviços (EADs), mediante autorização da ANP;
  • ANP, em seus estudos para definição de blocos exploratórios, a exemplo do que vem sendo feito no âmbito do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP.


O concessionário, contratado ou cessionário e as EADs autorizadas a realizar a aquisição, processamento ou estudo de dados técnicos deverão:

I. comunicar à ANP, por meio de notificação de início, cada operação de aquisição, processamento ou estudo de dados técnicos que for realizada, com um dia de antecedência do início das atividades, pelo sítio I-Engine;
II. comunicar à ANP, por meio de notificação de término, a conclusão das atividades de aquisição, processamento ou estudo de dados técnicos, em até 10 dias, pelo sítio I-Engine;
III. entregar cópia dos dados brutos, processados ou resultados de estudos de dados técnicos, a totalidade dos metadados, cópia dos relatórios finais de aquisição ou de processamento, sem ônus para a ANP e em conformidade com os correspondentes padrões para entrega de dados, no prazo de 90 dias após a conclusão das atividades.

Qualquer pessoa física ou jurídica poderá acessar os dados públicos armazenados no BDEP. O acesso poderá ser realizado por solicitações eventuais ou por meio da assinatura do Termo de Adesão ao BDEP, com preços e condições diferenciadas de acesso.

Para tanto, os dados disponíveis no BDEP serão convertidos em unidades de dados (UDs) conforme tabela abaixo:

 

Tipo de dado

Unidade de dado

Dado

Poço

1 Poço = 1 UD

Todos os dados disponíveis para o poço.

Sísmica pós empilhamento

5 GB = 1 UD

Para cada programa sísmico completo com volume de até 5 GB, será cobrado o valor de 1 UD.

Para cada programa sísmico completo, cujo volume seja maior que 5 GB e menor ou igual a 500 GB, será cobrado o valor proporcional em UDs.

Para cada programa sísmico completo, cujo volume ultrapassar 500 GB, será cobrado o valor de 1 UD para cada 10 GB proporcional ao excedente desse volume.

Sísmica pré empilhamento

100 GB = 1 UD

Para cada programa sísmico completo com volume de até 100 GB, será cobrado 1 UD.

Para cada programa sísmico completo, cujo volume seja maior que 100 GB, será cobrado o valor proporcional em UD.

Levantamento não sísmico e geoquímico

Programa = 1 UD

Para cada programa completo, será cobrado 1 UD.

Estudo

Estudo = 1 UD

Para cada estudo completo, será cobrado 1 UD.

Sala de visualização

Período = 1 UD

Para cada período com 3 horas de utilização da sala de visualização será cobrada 1 UD.

 

Para o usuário eventual o valor da unidade de dado equivale a R$ 1.500,00 (1 UD = mil e quinhentos reais).

As universidades e instituições de pesquisa têm acesso gratuito a um conjunto de dados públicos para fins de pesquisa, definido por cotas, conforme estabelecido na Resolução ANP nº 757/2018.

A ANP participa do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) e utiliza o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a gestão dos processos eletrônicos. Com a implantação do SEI, todas as comunicações e peticionamentos para a SDT devem ser realizadas pelo sistema. Visando facilitar a utilização do SEI, a SDT disponibiliza o Manual de Usuário Externo SEI – SDT com foco nas suas atividades.

 
Consulte as regras gerais de aquisição de dados e acesso aos dados públicos:

Fim do conteúdo da página
>