Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dados Técnicos

Dados Técnicos

 

O Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da ANP possui em seu acervo mais de seis petabytes de dados técnicos gerados nas atividades de prospecção petrolífera em todo território brasileiro. Desde 2000, o BDEP recebe, avalia, armazena e disponibiliza esses dados aos solicitantes, seguindo as regras de sigilosidade estipuladas pelas normas regulatórias vigentes. Nos últimos dez anos, foram atendidas mais de 3.500 solicitações de dados de mais de 200 empresas e instituições.

Os dados técnicos das bacias sedimentares brasileiras são obtidos por:

  • empresas concessionárias, cessionárias ou contratadas em seus respectivos blocos exploratórios e campos de produção;
  • empresas especializadas (EADs), mediante autorização da ANP;
  • ANP, em seus estudos para definição de blocos exploratórios, a exemplo do que vem sendo feito no âmbito do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP.


O concessionário, contratado ou cessionário e as EADs autorizadas a realizar a aquisição, processamento ou estudo de dados técnicos deverão:

I. comunicar à ANP, por meio de notificação de início, cada operação de aquisição, processamento ou estudo de dados técnicos que for realizada, com um dia de antecedência do início das atividades, pelo sítio I-Engine;
II. comunicar à ANP, por meio de notificação de término, a conclusão das atividades de aquisição, processamento ou estudo de dados técnicos, em até 10 dias, pelo sítio I-Engine;
III. entregar cópia dos dados brutos, processados ou resultados de estudos de dados técnicos, a totalidade dos metadados, cópia dos relatórios finais de aquisição ou de processamento, sem ônus para a ANP e em conformidade com os correspondentes padrões para entrega de dados, no prazo de 90 dias após a conclusão das atividades.

A ANP participa do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) e utiliza o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a gestão dos processos eletrônicos. Com a implantação do SEI, todas as comunicações e peticionamentos para a SDT devem ser realizadas pelo sistema. Visando facilitar a utilização do SEI, a SDT disponibiliza o Manual de Usuário Externo SEI – SDT com foco nas suas atividades.

Para o envio dos dados técnicos à ANP, deverá ser utilizado o sistema ANP-QC, parte integrante dos Sistemas BDEP.
O ANP-QC é um sistema de controle de qualidade automatizado de dados sísmicos, de poços, e multifísicos, com verificação de conformidade em relação aos padrões técnicos estabelecidos pela ANP. Para efetivar o acesso ao sistema é necessário solicitar acesso aos Sistemas BDEP, disponível na Central de Sistemas ANP (CSA).

Após a validação do conjunto de arquivos pelo sistema ANP-QC, as empresas estarão habilitadas a utilizarem o sistema Boletim de Remessa de Dados (BRD), também parte integrante dos Sistemas BDEP, para envio dos dados à ANP.

O envio do dado poderá ser online, via SFTP, ou mediante a entrega de mídia(s) no setor de protocolo do BDEP, localizado na Av. Pasteur, 404 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, CEP 22290-255.


Consulte as regras gerais de aquisição de dados e acesso aos dados públicos:

Fim do conteúdo da página
>