Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

BNDG - Banco Nacional de Dados Gravimétricos

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 17h28
Atualizado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h05

O BNDG (Banco Nacional de Dados Gravimétricos) é um banco composto por dados gravimétricos que tem como missão principal atender, receber e disponibilizar dados gratuitamente e com menos burocracia.

 

Histórico

O Banco Nacional de Dados Gravimétricos foi criado em 8 de dezembro de 2008 em um workshop sobre o tema, onde foi decidido que instituições acadêmicas e de pesquisa detentoras de dados gravimétricos terrestres levantados no Brasil enviariam seus dados para a ANP, que armazenaria e gerenciaria esses dados no BDEP (Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP). Os participantes do workshop formaram o grupo signatário, composto por: Petrobras, CPRM, ON, UFF, IAG/USP, Poli/USP, UNB, IBGE, UGPR, UFBA, Unesp, Uerj e UFRN.

Posteriormente, foi criado um comitê gestor do Banco, formado por integrantes da ANP, CPRM, IBGE, Petrobras, ON, SBGf e IAG/USP, que definiu algumas regras para o atendimento da solicitação de dados por alunos e pesquisadores e o formato que as universidades deveriam entregar os dados gravimétricos a ANP.

 

Dados Gravimétricos Terrestres Disponíveis

O Banco Nacional de Dados Gravimétricos detém atualmente um acervo de 77.587 estações medidas em todo o território brasileiro. 


Público-alvo do BNDG

Pesquisadores, alunos de graduação, mestrado e doutorado, servidores de órgãos públicos e pessoas jurídicas com CNPJ.

 

Como solicitar dados ao BNDG

O interessado deverá encaminhar o formulário de solicitação, devidamente preenchido, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Baixe aqui o formulário para alunos e para instituições de ensino e de pesquisa.

Baixe aqui o formulário para empresas.

Alunos de graduação e pós-graduação deverão encaminhar e-mail com cópia para o orientador.


Mapa da distribuição de estações ao longo do território brasileiro

Baixe aqui o mapa com as estações.

Baixe aqui o shapefile das estações.

 

Como doar dados ao BNDG

O BNDG recebe os dados de forma simplificada, como planilhas de cálculo e arquivos em extensão ascii ou txt. Os dados poderão ser doados via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Localização
O BNDG está concentrado no BDEP. 


Doações
Encaminhar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página
>