Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Amostras de rochas e fluidos

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2016, 16h57
Atualizado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 14h22

Amostras são porção de rocha, sedimento ou fluido extraído de poço, da superfície do fundo oceânico ou da superfície terrestre. Os procedimentos para coleta e manejo das amostras nas bacias sedimentares brasileiras estão definidos na Resolução ANP n° 71/2014.

As seguintes amostras são coletadas no âmbito das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural nas bacias sedimentares brasileiras, e estão sujeitas à regulação e controle da ANP:

  1. Testemunhos de sondagem e seus respectivos plugues;
  2. Amostras de calha;
  3. Amostras laterais;
  4. Amostras de fluidos;
  5. Rochas ou sedimentos obtidos em levantamentos terrestres ou de fundo oceânico.
  6. Lâminas delgadas, bioestratigráficas e seções polidas;
  7. Perfilagens de testemunhos;
  8. Dados analíticos gerados a partir das amostras públicas.

A ANP é responsável pela guarda e manutenção de todas as amostras e subprodutos enumerados acima por ela recebidos. Até a entrega das amostras para a ANP, seus portadores são responsáveis pela sua guarda e manutenção.

Considerando que a ANP ainda não possui uma estrutura definitiva para o recebimento dessas amostras , as empresas responsáveis pela aquisição são suas fiéis depositárias. A ANP realiza o controle dessas amostras por meio de ações de fiscalização e controle documental e de campo, e assegura a aplicação das regras estipuladas para o acesso às amostras públicas.

 

 

Fim do conteúdo da página
>