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Acesso aos Dados Técnicos

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2016, 16h31
Atualizado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 16h20

Os dados públicos armazenados no BDEP podem ser acessados de três maneiras, dependendo do cliente:

- Clientes eventuais - têm acesso aos dados mediante pagamento por cada solicitação de dado público;

- Clientes associados - têm acesso aos dados mediante assinatura do “Termo de Adesão”, com preços e condições diferenciadas de acesso;

- Instituições de pesquisa - têm acesso à cessão gratuita de dados destinados a projetos acadêmicos, sendo os trabalhos resultantes públicos e enviados à ANP. 

  • Termo de Adesão ao BDEP

    Buscando aprimorar a qualidade regulatória e tendo como foco a simplificação administrativa e o fomento da Indústria do Petróleo, a ANP aprovou o Termo de Adesão para acesso aos dados do BDEP.

    Os planos foram reformulados, reduzindo a burocracia e aumentando as unidades de dados. Além do aumento da quantidade de informação que cada plano oferece, o Termo de Adesão possui como principais vantagens: renovação automática, nova sistemática de contabilização dos dados, preços mais acessíveis para planos e unidades e nova forma de cobrança.

    Espera-se, com isso, facilitar o acesso aos dados e informações geológicas e geofísicas disponíveis no BDEP, que servem de base para a tomada de decisão de investimento das empresas. Sendo assim, em última instância, o objetivo primário das alterações propostas é aumentar o investimento em exploração e produção de petróleo no país.

  • Sala de Visualização

    Para informações sobre detalhes dos dados, como qualidade da linha sísmica e existência de informações que não são obrigatórias. É possível visualizá-los na Sala de Visualização (ou Sala de Clientes), previamente à compra dos dados. É o local destinado aos Usuários do Dado para a consulta, visando selecionar os dados e informações que pretendem recuperar na ANP.

    Na Sala de Visualização da ANP, estações de trabalho podem ser utilizadas para a visualização dos dados públicos, para, por exemplo, a verificação de características dos dados anteriormente à solicitação de acesso.

    A Sala funciona de segunda à sexta-feira em dois turnos: 9h às 12h e 13h às 16h, mediante agendamento prévio. O período de consulta é de uma a duas unidades (cada unidade possui até três horas) por dia. Períodos de indisponibilidade do sistema, caso ocorram, são debitados do período.

    Para usuários eventuais, o valor da utilização da Sala de Clientes é R$ 1.500,00 por unidade, conforme tabela de custo de acesso.

    Para usuários eventuais, as solicitações de utilização da Sala de Clientes devem seguir as seguintes orientações:
    - As solicitações devem ser protocoladas na ANP (Av. Rio Branco, 65 – Centro, Rio de Janeiro), por meio do Formulário de Solicitação de Dados – Usuário Eventual, com preenchimento dos campos adequados e indicação dos dados a serem visualizados.
    - Após receber a solicitação de agendamento do usuário eventual, a equipe de atendimento enviará um email informando o custo total do orçamento para utilização da Sala de Clientes, contendo todas as instruções para pagamento da GRU.
    - O usuário eventual deverá quitar a GRU inerente ao serviço solicitado e enviar uma cópia digitalizada do comprovante de pagamento para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    - O agendamento da sala será realizado somente após a confirmação do pagamento.

    +Formulário de Solicitação de Dados
    +Instrução para preenchimento do Formulário de Solicitação de Dados
    +Cliente eventual – documentação exigida

    Clientes associados podem utilizar as unidades de seu plano de associação para o uso da Sala de Clientes e devem encaminhar a solicitação de agendamento por email. Caso seja ultrapassado o limite de unidades do plano, a utilização será cobrada como dado adicional acima da cota.

    +Formulário de Solicitação de Dados – Cliente Associado

    Instituições de Pesquisa não têm direito a acesso gratuito à Sala de Visualização. Caso desejem, podem solicitar a utilização da Sala como Cliente Eventual, seguindo os mesmos procedimentos e submetidas aos mesmos preços válidos para os demais clientes.

  • Solicitação de Dados Técnicos

    O acesso a informações e dados técnicos públicos é regulado pela Resolução ANP nº 757/2018.

    +Resolução ANP nº 757/2018

    O acompanhamento das solicitações de dados técnicos pode ser feito por meio do HelpDesk/BDEP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; telefones (21) 3545-0115 / (21) 3545-0175.

    CLIENTE EVENTUAL

    Qualquer pessoa física ou jurídica poderá acessar os dados públicos, sem distinção de constituição sob leis brasileiras ou estrangeiras, bem como os dados em período de sigilo dos quais seja titular, armazenados na ANP.

    1. A solicitação eventual para acesso aos dados públicos deverá conter a identificação do usuário (arquivo com documentação exigida).
    +Cliente eventual - documentação exigida

    2. No caso de sísmica pré-stack, o solicitante deverá realizar a consulta prévia sobre o tamanho dos dados por meio do envio do Formulário de Consulta de Dados para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
    +Formulário de Consulta de Dados Pré-stack
    +Instrução para preenchimento do Formulário de Consulta de Dados Pré-stack

    3. O resultado da consulta da sísmica pré-stack será enviado para o solicitante por email. O mesmo deverá indicar os dados de interesse. Uma cópia impressa do formulário devidamente preenchido deve ser encaminhada à ANP (Superintendência de Dados Técnicos - Av. Rio Branco, 65 – Centro, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20090-004). O arquivo preenchido deve ser enviado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

    4. Para adquirir dados de poço, sísmica pós-stack, dados não sísmicos e os estudos de interpretação de dados, os clientes devem preencher o Formulário de Solicitação de Dados e encaminhar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Uma cópia impressa do formulário devidamente preenchido deve ser encaminhada à ANP (Superintendência de Dados Técnicos - Av. Rio Branco, 65 – Centro, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20090-004);
    +Formulário de Solicitação de Dados
    +Instrução para preenchimento do Formulário de Solicitação de Dados

    5. A disponibilização dos dados é condicionada à realização do pagamento, por meio de GRU, do valor indicado no orçamento enviado ao solicitante com base nos dados de interesse indicados e conforme instruções da ANP/SDT. A confirmação do pagamento no sistema leva em média 3 dias após o pagamento pelo cliente;
    +Custos de Acesso

    6. Os dados serão disponibilizados para download através de uma ferramenta de acesso FTP (WinSCP, Filezilla, etc) diretamente no computador do cliente. As instruções para download serão enviadas ao email do solicitante.

    7. A conferência dos arquivos é de responsabilidade do solicitante. Reclamações sobre a integridade dos arquivos recebidos somente serão aceitas até 30 dias a contar da data do recebimento dos dados.

     

    CLIENTE ASSOCIADO

    Clientes que solicitam elevado volume de dados podem optar pela Associação ao BDEP, por meio da assinatura do Termo de Adesão para Acesso aos dados do BDEP.

    Estão disponíveis 5 planos, com diferentes custos de associação e cotas de dados. Os valores dos dados adicionais também variam conforme o plano escolhido. Todos os planos têm vigência de um ano.
    +Custos de Acesso

    1. Os clientes interessados em se associar ao BDEP devem encaminhar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o tipo de plano e a forma de pagamento pretendida (à vista com 10% de desconto ou mensal em 12 parcelas iguais).

    2. Será encaminhado, por email, para o cliente a minuta do Termo de Adesão, que deve ser preenchida com os dados do cliente, impressa, assinada e encaminhada à ANP (Superintendência de Dados Técnicos - Av. Rio Branco, 65 – Centro, Rio de Janeiro/RJ CEP 20090-004). Os documentos exigidos devem acompanhar a solicitação.
    +Cliente associado - documentação exigida

    3. Ao final da vigência, clientes associados podem prorrogar a vigência da associação por mais 12 meses, mediante novo pagamento.

    4. Após a assinatura do Termo de Adesão, para adquirir dados de poço, sísmica pós-stack, dados não sísmicos e os estudos de interpretação de dados, os associados devem preencher o Formulário de Solicitação de Dados e encaminhar para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
    +Formulário de Solicitação de Dados
    +Instrução para preenchimento do Formulário de Solicitação de Dados

    5. Para aquisição de sísmica pré-stack, o solicitante deverá realizar a consulta prévia sobre o tamanho dos dados por meio do envio do Formulário de Consulta de Dados para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
    +Formulário de Consulta de Dados Pré-stack
    +Instrução para preenchimento do Formulário de Consulta de Dados Pré-stack

    6. O resultado da consulta da sísmica pré-stack será enviado para o solicitante por email. O mesmo deverá indicar os dados de interesse. O arquivo preenchido deve ser enviado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

    7. Os dados serão disponibilizados para download através de uma ferramenta de acesso FTP (WinSCP, Filezilla, etc) diretamente no computador do cliente. As instruções para download serão enviadas ao email do solicitante.

    8. A conferência dos arquivos é de responsabilidade do solicitante. Reclamações sobre a integridade dos arquivos recebidos somente serão aceitas até 30 dias a contar da data do recebimento dos dados.




    INSTITUIÇÕES DE PESQUISA

    Visando ao fomento de estudos e formação de profissionais, a ANP disponibiliza gratuitamente dados públicos às Universidades ou Instituições de Pesquisa para fins acadêmicos (também para universidades estrangeiras, a partir da Resolução ANP n° 757/2018). Tais dados não podem servir para fins comerciais, direta ou indiretamente.

    Com o objetivo de simplificar os processos evitando tramitação de papel, a SDT (Superintendência de Dados Técnicos) está inserindo o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) para gerir os processos de forma digital. As informações passo a passo de como realizar Cadastro Básico e Solicitação de Dados Técnicos Gratuitos são encontradas no MANUAL DO USUÁRIO EXTERNO SEI – Instituições de Pesquisa/Universidade.

    A partir do dia 4 de setembro de 2019 as solicitações serão aceitas exclusivamente a partir do SEI, de forma que não serão aceitas as solicitações encaminhadas por via física.

    1. Todos os usuários (coordenadores, docentes e estudantes) devem se registrar junto ao SEI, para que realizem cadastro básico e solicitações. As instruções para registro e o manual do usuário externo estão disponíveis na página Processo Eletrônico (SEI).

    2. Os departamentos já cadastrados podem ser consultados pelo módulo de Pesquisa Pública do SEI (digite no campo Interessado/Remetente a sigla da Universidade) ou por meio da planilha de Departamentos Cadastrados.
    +Pesquisa Pública (SEI)
    +Departamentos cadastrados

    3. Caso o departamento ainda não tenha realizado o Cadastro Básico, o chefe ou coordenador do departamento, unidade integrante das universidades ou instituições de pesquisa, deve peticionar* no SEI o formulário de Cadastro Básico – acesso aos dados técnicos públicos com fins acadêmicos. Caso o docente queira se cadastrar em um departamento existente, deve ser realizado peticionamento intercorrente**. O arquivo deverá ser assinado, digitalizado e anexado ao SEI, assim como a documentação exigida.
    +Formulário de Cadastro Básico - Universidades
    +Universidades - documentação exigida

    4. São contabilizadas cotas anuais de dados (vide Resolução ANP n° 757/2018), para cada nível acadêmico (graduação; pós-graduação/mestrado; doutorado/pós-doutorado/projeto de pesquisa) vinculadas a cada aluno/solicitante. Caso a instituição queira solicitar dados excedentes às cotas definidas, poderá solicitar como Cliente Eventual seguindo os mesmos procedimentos e submetidas aos mesmos preços válidos.

    Recomenda-se que a cota anual de dados a ser solicitada pelo aluno(a), sempre que possível, seja dividida em até 3 (três) solicitações ao longo do ano, evitando sobrecarregar o processo de recuperação dos dados e, consequentemente, minimizando possíveis atrasos no atendimento.
    +Cotas de dados para instituições de pesquisa

    5. Para acesso aos dados, o professor orientador previamente cadastrado deve realizar um peticionamento intercorrente** no processo correspondente ao departamento, anexando uma via do “Formulário para solicitação de dados técnicos públicos para fins acadêmicos ou de pesquisa” em formato Excel e outra que deve ser impressa, assinada e anexada como PDF no SEI.
    +Formulário de Solicitação de Dados - Universidade

    6. Os dados serão disponibilizados para download por meio de uma ferramenta de acesso FTP (WinSCP, Filezilla, etc). As instruções para download serão enviadas ao e-mail do solicitante após finalização da recuperação.

    7. A conferência dos dados é de responsabilidade do solicitante. Reclamações sobre a integridade dos arquivos recebidos somente serão aceitas até 30 dias, a contar da data do recebimento dos dados.

    8. Os trabalhos publicados que utilizarem dados por meio da cessão gratuita para fins acadêmicos devem ser enviados à SDT (gravado em CD/DVD) ou enviado por e-mail (formato PDF) no prazo de 60 (sessenta) dias corridos, contados da data final definida para conclusão dos trabalhos;

    9. As Universidades e Institutos de Pesquisa que não apresentarem esses documentos ficam automaticamente impedidas de realizar novas solicitações até o devido cumprimento das respectivas obrigações.

     Notas:
    *peticionar: solicitar algo judicialmente, sendo esta solicitação fundamentada por órgão competente. Permite inserir um novo Cadastro Básico ao SEI (de novo departamento).
    **peticionamento intercorrente: realizar peticionamento em processo já existente. Permite inserir o Cadastro de um professor em um departamento já existente no SEI.

    DOWNLOAD DOS DADOS (TODOS OS CLIENTES)
    1. Após recuperação dos dados, o solicitante receberá por email uma senha de acesso e informações de Host FTP, Porta, Login e senha para acesso aos dados.
    2. Caso o solicitante esteja indisponível (de férias ou ausente do escritório, por exemplo), é necessário informar essa condição por email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no momento da solicitação dos dados, para que os dados para download sejam enviados para outro email.
    3. Por meio de uma ferramenta de transferência de dados FTP (WinSCP, FileZilla, etc), e utilizando os dados recebidos por email, o solicitante poderá acessar e realizar a transferência dos dados.
    4. O prazo para completar o download dos dados é de 10 dias corridos. Após esse prazo, os dados são automaticamente apagados do diretório, e será necessário realizar nova solicitação.
    5. A conferência dos arquivos é de responsabilidade do solicitante. Reclamações sobre a integridade dos arquivos recebidos somente serão aceitas até 30 dias corridos, a contar da data de disponibilização dos dados.

Assunto(s): Dados Técnicos , Clientes eventuais , Clientes associados , Instituições de pesquisa , Banco de Dados
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