Cliente associado
Clientes associados possuem custos diferenciados com descontos nas unidades de dados, sendo ideal para clientes que consomem grande volume de dados e é feita por meio da assinatura do Termo de Adesão para Acesso aos dados do BDEP com vigência de um ano.
Estão disponíveis 5 planos, com diferentes custos de associação e cotas de dados. Os valores dos dados adicionais também variam conforme o plano escolhido.
+Custos de Acesso
Como se associar
1. Os clientes interessados em se associar ao BDEP devem encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o tipo de plano e a forma de pagamento pretendida (à vista com 10% de desconto ou mensal em 12 parcelas iguais).
2. Será encaminhado, por e-mail, a minuta do Termo de Adesão (já preenchida pela ANP com os dados da empresa) que deve ser impressa, assinada e encaminhada à ANP (Superintendência de Dados Técnicos - Av. Rio Branco, 65 – Centro, Rio de Janeiro/RJ CEP 20090-004). Os documentos exigidos devem acompanhar a solicitação.
+Cliente associado - documentação exigida
3. Após a assinatura e pagamento do Termo de Adesão, para adquirir dados de poço, sísmica pós-stack, dados não sísmicos e os estudos de interpretação de dados, os associados devem preencher o Formulário de Solicitação de Dados e encaminhar para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
+Formulário de Solicitação de Dados
+Instrução para preenchimento do Formulário de Solicitação de Dados
4. Para aquisição de sísmica pré-stack, o solicitante deverá realizar a consulta prévia do tamanho dos dados por meio do envio do Formulário de Consulta de Dados para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
+Formulário de Consulta de Dados Pré-stack
+Instrução para preenchimento do Formulário de Consulta de Dados Pré-stack
5. O resultado da consulta da sísmica pré-stack será enviado para o solicitante por e-mail, que deverá indicar os dados de interesse. O arquivo preenchido deve ser enviado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ao final da vigência, a associação é renovada mediante novo pagamento.
Cliente eventual
1. A solicitação eventual para acesso aos dados públicos deverá conter a identificação do usuário (arquivo com documentação exigida).
+Cliente eventual - documentação exigida
2. No caso de sísmica pré-stack, o solicitante deverá realizar a consulta prévia sobre o tamanho dos dados por meio do envio do Formulário de Consulta de Dados para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
+Formulário de Consulta de Dados Pré-stack
+Instrução para preenchimento do Formulário de Consulta de Dados Pré-stack
3. O resultado da consulta da sísmica pré-stack será enviado para o solicitante por email, que deverá indicar os dados de interesse. Uma cópia impressa do formulário devidamente preenchido deve ser encaminhada à ANP (Superintendência de Dados Técnicos - Av. Rio Branco, 65 – Centro, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20090-004). O arquivo preenchido deve ser enviado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
4. Para adquirir dados de poço, sísmica pós-stack, dados não sísmicos e os estudos de interpretação de dados, o cliente deverá fazer a consulta previamente no GeoANP para verificar a disponibilidade e o volume dos dados. Posteriormente, devem preencher o Formulário de Solicitação de Dados e encaminhar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Uma cópia impressa do formulário devidamente preenchido deve ser encaminhada à ANP (Superintendência de Dados Técnicos - Av. Rio Branco, 65 – Centro, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20090-004).
+Formulário de Solicitação de Dados
+Instrução para preenchimento do Formulário de Solicitação de Dados
5. A disponibilização dos dados é condicionada à realização do pagamento, por meio de GRU, do valor indicado no orçamento enviado ao solicitante com base nos dados de interesse indicados e conforme instruções da ANP/SDT. A confirmação do pagamento no sistema leva em média 3 dias após o pagamento pelo cliente.
+Custos de Acesso
Instituições de pesquisa
Visando ao fomento de estudos e formação de profissionais, a ANP disponibiliza gratuitamente dados públicos às Universidades ou Instituições de Pesquisa para fins acadêmicos. Tais dados não podem servir para fins comerciais, direta ou indiretamente.
As solicitações são feitas exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). As informações passo a passo de como realizar Cadastro Básico e Solicitação de Dados Técnicos Gratuitos são encontradas no Manual do Usuário Externo SEI – Instituições de Pesquisa/Universidade.
1. Todos os usuários (coordenadores, docentes e estudantes) devem se registrar junto ao SEI, para que realizem cadastro básico e solicitações. As instruções para registro e o manual do usuário externo estão disponíveis na página Processo Eletrônico (SEI).
2. Com o acesso ao SEI estabelecido, o cliente interessado em obter dados técnicos gratuitos deve realizar o Cadastro Básico dos departamentos e dos docentes autorizados a adquirir dados técnicos gratuitos. Para tanto, basta enviar cópia do Formulário de Cadastro Básico devidamente preenchido e cópia digital dos documentos dos docentes pelo SEI.
+Formulário de Cadastro Básico - Universidades
Universidades - documentação exigida
3. Para consultar departamentos cadastrados utilizar módulo de Pesquisa Pública do SEI (digite no campo Interessado/Remetente a sigla da Universidade) ou por meio da planilha de Departamentos Cadastrados.
+Pesquisa Pública (SEI)
+Departamentos cadastrados
4. São contabilizadas cotas anuais de dados (vide Resolução ANP n° 757/2018), para cada solicitante/discente em seu respectivo nível acadêmico (graduação; pós-graduação/mestrado; doutorado/pós-doutorado/projeto de pesquisa). Caso a instituição queira solicitar dados excedentes às cotas definidas, poderá solicitar como Cliente Eventual seguindo os mesmos procedimentos e submetidas aos mesmos preços válidos.
Recomenda-se que a cota anual de dados a ser solicitada pelo aluno(a), sempre que possível, seja dividida em até 3 (três) solicitações ao longo do ano, evitando sobrecarregar o processo de recuperação dos dados e, consequentemente, minimizando possíveis atrasos no atendimento.
+Cotas de dados para instituições de pesquisa
5. Para solicitação de dados, peticionar no SEI uma via do “Formulário para solicitação de dados técnicos públicos para fins acadêmicos ou de pesquisa” em formato Excel e outra que deve ser impressa, assinada e anexada como PDF no SEI.
+Formulário de Solicitação de Dados - Universidade
6. Os trabalhos publicados que utilizarem dados por meio da cessão gratuita para fins acadêmicos devem ser enviados à SDT (gravado em CD/DVD) ou enviado por e-mail (formato PDF) no prazo de 60 (sessenta) dias corridos, contados da data final definida para conclusão dos trabalhos;
6. As Universidades e Instituições de Pesquisa que não apresentarem os trabalhos publicados ficam automaticamente impedidas de realizar novas solicitações até o devido cumprimento das respectivas obrigações.
Notas:
*peticionar: solicitar algo judicialmente, sendo esta solicitação fundamentada por órgão competente. Permite inserir nova solicitação ou cadastro básico.
**peticionamento intercorrente: realizar peticionamento em processo já existente. Permite inserir o Cadastro de um professor em um departamento já existente no SEI.
Download dos Dados (Todos os clientes)
1. Após recuperação dos dados, o solicitante receberá por email uma senha de acesso e informações de Host FTP, Porta, Login e senha para acesso aos dados.
2. Caso o solicitante esteja indisponível (de férias ou ausente do escritório, por exemplo), é necessário informar essa condição por email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no momento da solicitação dos dados, para que os dados para download sejam enviados para outro email.
3. Por meio de uma ferramenta de transferência de dados FTP (WinSCP, FileZilla, etc), e utilizando os dados recebidos por email, o solicitante poderá acessar e realizar a transferência dos dados.
4. O prazo para completar o download dos dados é de 10 dias corridos. Após esse prazo, os dados são automaticamente apagados do diretório, e será necessário realizar nova solicitação.
5. A conferência dos arquivos é de responsabilidade do solicitante. Reclamações sobre a integridade dos arquivos recebidos somente serão aceitas até 30 dias corridos, a contar da data de disponibilização dos dados.
Redes Sociais