Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Diretoria Colegiada > Currículos dos diretores
Início do conteúdo da página

Currículos dos diretores

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 14h49
Atualizado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 13h20

 

Décio Fabricio Oddone da Costa | Diretor-Geral

Início do mandato (quatro anos): 23/12/2016

 

      • currículo Décio Fabricio Oddone da Costa

        Décio Fabricio Oddone da Costa (RS, 1960) é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estudou engenharia de petróleo na Petrobras. Cursou o Advanced Management Program na Harvard Business School e o Advanced Management Programme no Insead. Recebeu o título de doutor honoris causa em Educação da Universidad de Aquino, na Bolívia.

        Participou da equipe da Petrobras pioneira na perfuração de poços de petróleo em águas profundas nos anos 1980. Trabalhou na Petrobras e subsidiárias no Brasil, Angola, Líbia, Bolívia e Argentina. Foi presidente da Petrobras Bolivia S.A. de 1999 a 2004.

        De 2004 a 2008, foi Gerente Executivo responsável pelas atividades internacionais da Petrobras no Cone Sul. Foi conselheiro e posteriormente presidente do conselho de administração da Petrobras Energía S.A., empresa com sede na Argentina e atividades em diversos países da região, da Petrobras Energía Participaciones S.A., holding com ações negociadas nas bolsas de Buenos Aires e Nova Iorque, e conselheiro e presidente do conselho de administração de outras empresas do Sistema Petrobras.

        Em fevereiro de 2008 tornou-se Chief Executive Officer da Petrobras Energía S.A. Foi conselheiro da Petrolera Entrelomas S.A. e presidente do conselho de administração da Innova S.A., empresa localizada no polo petroquímico de Triunfo, RS.

        Entre fevereiro e maio de 2010 foi Assessor do Presidente da Petrobras. De maio de 2010 a maio de 2015 foi, indicado pela Petrobras, vice-presidente de Investimentos da Braskem S.A. Foi conselheiro e presidente do Conselho de Administração da Braskem-Idesa S.A.P.I., joint-venture com a empresa mexicana Idesa que construiu um complexo petroquímico no México. Foi conselheiro da Refinaria de Petróleo Riograndense S.A. e da quantiQ S.A

        Aposentado da Petrobras, ingressou na Prumo Logística S.A. em junho de 2015, como diretor de Projetos de Óleo e Gás, posição que deixou em novembro de 2016 para assumir a Diretoria Geral da ANP.

  

 

Aurélio Cesar Nogueira Amaral | Diretor

Início do mandato (quatro anos): 30/03/2016

      • currículo Aurélio Cesar Nogueira Amaral

        Natural de Floriano (PI), Aurélio Cesar Nogueira Amaral formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP) em 1997. Exerceu a advocacia nas áreas de direito público, civil e trabalhista. Entre 2001 e 2004, foi assessor parlamentar, diretor de Departamento Técnico e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo.

        Ingressou na ANP em 2009 exercendo a função de assessor de diretoria. Em 2010 assumiu a coordenação do Escritório Regional da ANP em São Paulo e em 2011 foi nomeado superintendente-adjunto de Fiscalização do Abastecimento.

        A partir de dezembro de 2012, assumiu a Superintendência de Abastecimento da ANP, que coordena a regulação do abastecimento nacional de derivados de petróleo e biocombustíveis, além de propor e revisar as normas do setor, composto por volta de 118 mil agentes econômicos.

        Em sete anos de atuação na ANP, participou de diversos cursos e congressos no Brasil e no exterior, e de inúmeras vistorias, fiscalizações e visitas técnicas em instalações relacionadas ao setor de abastecimento nacional. Em março de 2016, após sabatina e aprovação pelo Senado Federal, tornou-se diretor da ANP.

 

 

Dirceu Cardoso Amorelli Junior | Diretor

Início do mandato (quatro anos): 10/11/2017

 

        • currículo Dirceu Cardoso Amorelli Junior

          Dirceu Cardoso Amorelli Junior (RJ, 1965) é doutor em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduado em Engenharia de Petróleo com especialidade em Engenharia de Reservatórios pela Universidade Estadual de Campinas, e graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET/RJ. Mestre em Economia e com MBA em Finanças, ambos pelo IBMEC/RJ.

          Servidor Público Federal, aprovado no concurso de 2005 para o cargo de Especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ocupou o cargo de superintendente das áreas de Abastecimento (downstream), de Dados Técnicos (upstream), e de Exploração (upstream).

          Em novembro de 2017 foi sabatinado e aprovado pelo Senado Federal para ser Diretor da ANP. Atualmente é responsável pelas superintendências de Fiscalização do Abastecimento, Promoção de Licitações, Desenvolvimento e Produção e pelo Núcleo de Fiscalização da Medição da Produção de Petróleo e Gás Natural.

          Na iniciativa privada, atuou como executivo de logística em grandes corporações multinacionais.

          É autor e co-autor de publicações e notas técnicas sobre temas relacionados a Engenharia e Energia.

 

 

Felipe Kury | Diretor

Início do mandato (quatro anos): 22/12/2016

        • currículo Felipe Kury

          Felipe Kury (DF, 1965) dedicou grande parte de sua carreira profissional, de mais de 25 anos, à administração e desenvolvimento de negócios, reestruturações, investimentos e gestão de portfólio de negócios para corporações e investidores de abrangência global. Durante este período ocupou cargos de liderança no Brasil e no exterior em empresas multinacionais, tais como a IBM, Softbank International, Microsoft.

          Mais recentemente ocupou o cargo de Diretor-Presidente da Divisão Financial & Risk da Thomson Reuters e Diretor-Geral da Tetrad Capital Partners no Brasil. Possui sólida experiência em Gerência Geral, Liderança de Investimentos, Desenvolvimento de Negócios e extensa experiência em conselhos de administração de empresas no desenvolvimento de estratégias de crescimento, planos de investimentos e reestruturações.

          Graduou-se em Engenharia Elétrica na PUC/RJ. Possui MBA em Finanças e Economia pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC); e em Educação Executiva em Administração de Empresas e Liderança de Negócios pela Harvard Business School e pela London Business School. Possui, ainda, especializações em Gestão Financeira pela Wharton Business School e Aperfeiçoamento de Processos de Negócios pela Columbia Business School.

 

 

José Cesário Cecchi | Diretor

Início do mandato (quatro anos): 11/10/2017

      • currículo José Cesário Cecchi

        José Cesário Cecchi, natural do Estado de São Paulo (1956), é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e Doutor em Engenharia de Produção pela mesma instituição.

        Profissionalmente, por quase 30 anos, esteve envolvido com atividades relacionadas ao setor de energia em instituições privadas e públicas. Foi Coordenador Geral da Rio Ciência 92, evento paralelo à ECO 92, reunindo a comunidade científica nacional e internacional. Foi Coordenador Adjunto do Centro de Estudos de Energia - ENERGE (1994 a 1997). Entre 1995 e 1998, foi Secretário Executivo da Comissão Especial da Matriz Energética do Estado do Rio de Janeiro - CEMEE.

        Desde 1985, é funcionário de carreira do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A partir de 1998 foi cedido à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), inicialmente como Assessor de Diretor e, entre 1999 a outubro de 2017, foi Superintendente de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural (SCM/ANP).

        No âmbito da academia, foi autor e co-autor de artigos científicos, professor, membro de bancas de trabalhos de conclusão de curso de mestrado e doutorado. É Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro desde 2000.

Assunto(s): Currículos dos diretores , diretores , currículos
Fim do conteúdo da página
>