Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dados abertos
Início do conteúdo da página

Dados abertos

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 09h49
Atualizado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 12h48

Atendendo ao Decreto nº 8.777/2016, a ANP publicou em agosto de 2018 seu Plano de Dados Abertos – PDA, com validade 2018 a 2020, o qual estabeleceu a divulgação dos dados brutos, quando possível, e dos relatórios mais requisitados pela sociedade, em formato aberto, de fácil interpretação e processamento, com o objetivo de dar transparência e entregar, de forma simples e com periodicidade conhecida, os dados custodiados pela ANP, que podem então ser visualizados, estudados e trabalhados pelos cidadãos, acadêmicos, jornalistas e agentes econômicos.

Como seguimento, ainda em 2018, a ANP publicou , sob forma de projeto piloto, um conjunto de dados abertos importantes para a sociedade e mercado regulado, compreendendo dados de produção de petróleo e gás natural, fiscalização de contratos de conteúdo local, participações governamentais, programa de monitoramento da qualidade de combustíveis, rodadas de licitações e série histórica de pesquisa de preços, assim como o registro dos preços informados voluntariamente pelos postos de revenda de combustíveis.

Após realizar uma consulta pública, encerrada em março de 2019, em que disponibilizou para sugestão de priorização da sociedade seu inventário de dados com 318 tipos diversos, a ANP publica a 1ª revisão de seu PDA, com validade 2019 a 2021, incluindo um cronograma de publicação dos tipos de dados solicitados na consulta, assim como a conversão de todo o seu Anuário Estatístico, publicação que consolida os dados referentes ao desempenho da indústria e do sistema de abastecimento de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

VERSÃO ATUAL:

Clique aqui para baixar o 1ª revisão do PDA da ANP, de maio de 2019.

O cronograma de publicação dos dados abertos da ANP, contendo também os mecanismos para fomento da atividade e comunicação, pode ser baixado aqui.

VERSÃO ANTERIOR

Clique aqui para baixar o documento original do PDA da ANP, de agosto de 2018.


Dados disponíveis em formato aberto

  • Anuário Estatístico 2019

    O Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2019 consolida os dados referentes ao desempenho da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e do sistema de abastecimento nacionais no período 2009-2018. Estão disponíveis para consulta e download as tabelas integrantes do Anuário 2019 representadas em formato de dados abertos.

    +Veja as tabelas do Anuário Estatístico 2019 em formato de CSV

  • PMQC - Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis

    O Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) da ANP faz um monitoramento constante da conformidade de gasolina, do etanol e do óleo diesel comercializados na revenda em território brasileiro.

    Realizado por laboratórios contratados pela ANP, por meio de licitações públicas, o PMQC não tem caráter fiscalizatório e não gera autuações (ao contrário das ações de fiscalização, realizadas por servidores da Agência, e cujos resultados podem ser obtidos aqui). Os principais objetivos do programa são o levantamento dos indicadores gerais da qualidade dos combustíveis do País e a identificação de focos de não conformidade, visando à simetria de informações e a orientar e aperfeiçoar a atuação da área de fiscalização da Agência.

    Veja abaixo os resultados das amostras coletadas pelos laboratórios que compõem o PMQC (arquivos em formato .csv e .json).

     

    2019

     

    2018

     

    2017

     

    2016

 

Clique também aqui para acessar dados da ANP em formato aberto no sítio do Portal Brasileiro de Dados Abertos


Saiba Mais

Acesse baixo a legislação relacionada

registrado em:
Assunto(s): Dados abertos , PDA , dados , formato aberto , produção
Fim do conteúdo da página
>