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Centro de Relações com o Consumidor

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2016, 17h29
Atualizado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 10h28

O Centro de Relações com o Consumidor (CRC) é a unidade da ANP responsável pelo contato entre a Agência e a sociedade.

Treinamentos periódicos da equipe de teleatendimento possibilitam resposta imediata a cerca de 80% das manifestações. Quando isso não é possível, o CRC encaminha a questão para a área técnica da ANP que responde pelo tema. Oportunamente, o CRC faz contato para informar o resultado da consulta. O tempo médio para o processamento das manifestações pelas áreas técnicas é de 20 dias.

As denúncias e reclamações, de acordo com sua natureza, são consideradas no planejamento das ações de fiscalização e, eventualmente, na elaboração de novas Resoluções.

Quando recebe denúncias que não têm pertinência com as atribuições da ANP – tais como aferição de bombas abastecedoras e sonegação fiscal –, o CRC orienta o consumidor a procurar a instituição responsável para cada caso (Inmetro, IPem e Secretarias Estaduais de Fazenda, entre outros).

Como funciona o CRC:

O CRC recebe denúncias, sugestões, elogios e pedidos de esclarecimento por meio de três canais:

  • Internet: Fale Conosco
  • Telefone: 0800 970 0267
  • Correios:
    Centro de Relações com o Consumidor - ANP
    Av. Rio Branco, 65 / 22º andar – CEP 20090-004 - Rio de Janeiro - RJ


O que é necessário para fazer uma denúncia

Reúna o máximo de informações: CNPJ da empresa, razão social, endereço, referências relativas ao endereço, nome da distribuidora que vendeu ao posto.

Para ajudar os consumidores a coletarem essas informações, a ANP exige que o posto aplique nas bombas abastecedoras adesivo impresso com número de CNPJ, razão social e endereço. Exija a nota fiscal, que também informa o número do CNPJ.


Canal de comunicação dos trabalhadores onshore e offshore com a ANP

Com o intuito de aprimorar a comunicação entre a Agência e a força de trabalho de instalações de perfuração e produção onshore e offshore, os concessionários devem exibir o cartaz do Centro de Relações com o Consumidor - ANP em todas estas instalações do País.

O download do cartaz pode ser feito nos links abaixo:
- Versão em português
- Versão em inglês

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