Dúvidas Frequentes


  •  1. Minha empresa foi autorizada pela ANP recentemente e será o meu primeiro envio. Qual o meu Login e senha de acesso?
    Para acessar o i-Simp pela primeira vez o agente deverá utilizar o código de agente fornecido como Login e a raiz do seu CNPJ como senha. Após o login será pedido a troca da senha. Saiba mais lendo o Tutorial de primeiro acesso ao sistema.
  •  2. Esqueci/perdi minha senha de acesso ao i-Simp. Como posso trocar minha senha?
    Para solicitar nova senha de acesso ao i-Simp é necessário solicitar pelo Centro de Relacões com o Consumidor (CRC).
  •  3. Como saber se a movimentação enviada foi aceita pela ANP?
    A garantia de que sua movimentação foi aceita só é possível caso se consiga gerar o “Protocolo de Aceite”. Ao enviar seus dados de movimentação, o sistema gera um “Protocolo de Recebimento”, após processar os dados no sistema, este libera o Protocolo de Aceite, único documento válido para comprovar a consistência dos dados enviados pelo usuário. Entretanto se houver inconsistências nos dados, o agente deverá visualizar as críticas e corrigi-las, posteriormente a esta ação, o Protocolo de Aceite será liberado. Saiba mais na página inicial em Emissões de Protocolos. Requer Login e senha.
  •  4. Verificamos que uma movimentação anterior foi enviada com dados incorretos e queremos corrigir. O que devo fazer?
    Você deverá realizar um reprocessamento dos dados. Desde 23/07/2015, através do Comunicado I-SIMP nº01/2015, deverá ser solicitada a ANP uma autorização para reprocessamento pelo e-mail solicitacao.reprocessamento@anp.gov.br com as seguintes informações: Mês/ano de referência do reprocessamento; Motivo do reprocessamento e especificação dos dados que necessitam de alteração; CNPJ ou código do agente; Email de contato do responsável pelo envio dos dados ao SIMP; Previsão do tempo necessário para o reprocessamento. Saiba mais na página inicial em Manuais do Usuário, Manual de Reprocessamento.
  •  5. Ao tentar enviar o relatório da minha empresa deste mês o sistema mostra uma mensagem dizendo que estou inadimplente no mês anterior. Eu possuo o protocolo de aceite comprovando que enviei corretamente, o sistema esta com erro?
    Caso tenha sido realizado um reprocessamento de dados, os envios seguintes serão apagados. Por exemplo, se o envio de Janeiro/2015 foi reprocessado, automaticamente, todos os envios seguintes serão apagados, ou seja, ao tentar enviar Julho/2015 o sistema avisará que a empresa esta inadimplente em Fevereiro/2015. Não esqueça que também deverão ser preenchidos os demais meses posteriores até o atual (Julho/2015). Para outros problemas, entrar em contato com o Centro de Relações com o Consumidor (CRC).
  •  6. Minha empresa ficará um período sem produzir. Devo enviar o relatório mensal mesmo sem atividade?
    Sim. Todos os agentes econômicos regulados pela ANP devem enviar suas movimentações mensais até o dia 15 do mês subsequente. O envio de dados à ANP independe do fato do agente regulado estar ou não operando. Todo agente autorizado pela ANP tem a obrigação legal de enviar seus dados de produção através do i-SIMP, mesmo que não se encontre, ainda que temporariamente, em operação ou em produção. Se não houver atividade alguma no mês deve-se declarar os estoques iniciais e finais com os mesmos valores.
  •  7. Ao enviar minha movimentação mensal é gerado um relatório de não conformidade com a seguinte crítica:
  •  7.1. “Informações divergentes entre o estoque final do movimento anterior e o estoque inicial do movimento atual.”
    Conflito entre o estoque inicial do mês de referência e o final do mês anterior. A quantidade em estoque de determinado produto no inicio do mês referência (estoque inicial), deve ser idêntica à quantidade declarada em estoque no final do mês anterior (estoque final).
  •  7.2. “Valor Total Informado não confere com o total calculado”
    Esta mensagem indica que o valor declarado no totalizador esta incorreto. Verificar se todas as operações foram calculadas corretamente.
  •  7.3. “Para esta operação o campo 6 (Código de Instalação 2) é de preenchimento obrigatório e os campos 12, 13 e 14 (Código de Terceiro, Código de Localidade e Código de Atividade Econômica) não podem ser informados.”
    Para declarar operação entre agentes regulados, deve-se completar o campo 6 e deixar os campos 12, 13 e 14, preenchidos com 0 (zero). Por exemplo, para declarar a operação ‘Compra de Agente Regulado-1011001’ deve-se completar o ‘campo 6- “Código de Instalação 2” e completar os campos 12, 13 e 14 com 0 (zero).
  •  7.4 “Para esta operação os campos 12, 13 e 14 (Código de Terceiro, código de Localidade e Código de Atividade Econômica) são de preenchimento obrigatório e o campo 6 (Código de Instalação 2) não pode ser informado.”
    Quando a operação estiver sendo realizada entre um agente regulado e um agente econômico não regulado, completar os campos 12, 13 e 14, mas nesse caso, o campo 6 - "Código da Instalação 2" deverá ser preenchido com 0 (zero). Por exemplo, para declarar a operação ‘Compra de Agente Não Regulado-1011002’ deve-se completar os campos 12, 13 e 14 e o campo 6, colocar 0 (zero).
  •  7.5 "O campo 12 (COD_TERCEIRO) não pode conter um CNPJ que possui um código de instalação válido. Informe código de instalação 2.!"
    O preenchimento do campo 12 só deve ser feito para operações entre agentes regulados e agentes não regulados. O sistema, nessa crítica, está acusando que o CNPJ informado é de um agente regulado. Assim, o campo 6 deve ser preenchido com o código de instalação 2 do agente regulado e o campo 12 com 0 (zero).
  •  7.6 "Para esta operação os campos 12, 13 e e14 (Código de terceiro, código de localidade e código de atividade econômica) são de preenchimento obrigatório s o campo 6 (Código de instalação 2) não pode ser informado."
    A operação citada está sendo realizada entre um agente regulado e outro não regulado. Assim, para informar qualquer operação entre esses agentes, devem ser preenchidos os campos 12,13 e 14, sendo o campo 6 declarado como 0 (zero).
  •  7.7 "Código de operação inválido!"
    O número do código de operação pode estar sendo informado incorretamente. Consulte o código de operação válido na página inicial em Tabela de Códigos.
  •  7.8 "Estoque diferente de zero para o produto/instalação enviado no mês anterior e não enviado no movimento atual - (cód): RAZÃO SOCIAL - (Cód. Produto): Nome do produto"
    O agente econômico informou estoque de um produto na movimentação anterior e deixou de informa-lo no mês seguinte. A empresa deve verificar todos os produtos informados na movimentação do mês anterior e na do mês seguinte para que se consiga equilibrar o estoque.
  •  7.9 "Informações divergentes entre o estoque final do movimento anterior e o estoque inicial do movimento atual – (cód. instalação): Razão social – (cód.produto) – nome do produto."
    O estoque inicial de um determinado produto é o estoque final do mesmo produto na movimentação anterior. Certificar-se de que os valores e códigos de produtos tenha sido informados corretamente.
  •  8. Como declarar a movimentação no i-SIMP, utilizando um Terminal para armazenagem do produto?
    O agente deve utilizar a movimentação “Remessa de Produto para Armazenamento”, código 1020004, enquanto estiver emitindo notas de remessa para armazenamento do produto no terminal. Esta operação não irá afetar em seu estoque próprio. Quando completar o lote, o agente terá que fazer uma movimentação de volta simbólica do produto (que também não altera o estoque próprio), com a operação “Retorno de Produto após Armazenamento”, código 1020002. Feito isso, o agente consegue efetuar a saída comercial do produto, retirando de fato o produto de seu estoque próprio. OBS: Vale lembrar que, quando o produto é armazenado em terceiros, o agente deverá informar no i-SIMP, manualmente, o “Estoque em Terceiros”, através do código 3010001.